AUTORAS DE ARCOVERDE APRESENTAM SEGUNDA TIRAGEM DO LIVRO “CORPO: ANTOLOGIA DO ESPERANÇAR”

 


O livro cartonero “CORPO: Antologia do Esperançar” teve o projeto de segunda tiragem selecionado entre os concorrentes do edital da Lei Paulo Gustavo municipal na linguagem de Literatura. O recital de lançamento está marcado para 23 de março, às 17h, na sede do Coco Trupé, que se apresentará encerrando a festa no terreiro. A edição é assinada pela Cartonera Estações.

As autoras formam o grupo Cartoneras do Esperançar, que tem como marco de sua fundação uma oficina na técnica de publicação cartonera ministrada por Alba Chalegre, em março de 2022. Encerrada a oficina, elas deram continuidade à relação iniciada ali em um grupo que se move, respira, deixa partir e louva as chegadas de novas integrantes.

Doralice Gomes, autora e assistente de produção do livro, conta que “entrar para as Cartoneras foi um livramento. Eu estava numa situação de recomeço de vida, entre várias transições, no meio da faculdade, mudando de cabelo e enfrentando o fim de um casamento. Estava me reconhecendo na cultura, na dança, no canto, um começo de vida. Hoje, eu sou backing vocal, escritora e pedagoga em busca de oportunidades”.

 

As autoras integrantes do grupo Cartoneras do Esperançar

ACESSIBILIDADE

A primeira tiragem foi realizada de maneira independente e lançada em novembro de 2023 durante a programação da FELIS – Feira Literária do Sertão, com sucesso total de vendas. Pessoas amigas, amores e parentes adquiriram seus livros, mas restou o desejo de chegar perto de grupos militantes da cultura na cidade, a fim de incentivar a leitura de obras escritas por mulheres, e também reduzir a distância academicista e elitista entre quem lê e quem pode escrever.

Para atingir esses grupos, 60 (sessenta) livros da segunda tiragem serão entregues gratuitamente ao Maracatu Baque Mulher de Arcoverde, à ARHCA – Associação de Resgate Histórico dos Afrodescendentes de Arcoverde, ao Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher da AESA e à Biblioteca Municipal de Arcoverde.

Outra novidade desta tiragem é a adoção de medidas de acessibilidade comunicacional, com a criação de um canal no Youtube para o compartilhamento de arquivo com a audiodescrição do livro. A leitura e gravação dos textos foi colaborativa, com a participação de todas as autoras, assim como todo o processo de edição, diagramação e produção dos livros. 

 CARTONERA

A técnica cartonera foi criada em Buenos Aires, Argentina, em plena crise econômica do início do século, como alternativa para a geração de renda e garantia do direito à leitura. No Brasil, foi abraçada por inúmeras editoras independentes e por autores de porte, a exemplo de Miró, Sidney Rocha e Samarone Lima.

Esta opção gera autonomia e cuidado com o meio ambiente, pois revitaliza caixas de papelão para a produção das capas, nas quais são costurados os miolos reproduzidos em técnicas acessíveis como xerox, matrizes artesanais e impressão doméstica. Para esta publicação, foram coletadas caixas que transportaram absorventes descartáveis, refletindo a dor e a delícia de habitar um corpo que menstrua.

“Ser cartonera é ser resistência, é ser livre pra voar em asas de papelão”, anuncia Alba Chalegre, editora da antologia. Para ela, optar por esse tipo de publicação é “resistir contra ideias limitantes e excludentes que afirmam ser a literatura apenas para poucos. Esse tipo de afirmação nada mais é que criações daqueles que têm o patriarcado como modelo ideal de sociedade, ao passo que fortalecer a escrita de mulheres, tê-las escrevendo e fazendo seus próprios livros é fazer com que tal modelo mude”.

 

SERVIÇO

Lançamento do livro Antologia do Esperançar

Editora Cartonera Estações

23 de março

17h

Sede do Coco Trupé, São Miguel, Arcoverde, PE

Contato:

Eva Duarte [81]991738073

 

Ficha técnica:

AUTORAS:

Bia Canuto

Bruna Souza

Déa Lúcia

Dora Gomes

Eva Duarte

Gabriela Oliveira

Jenifer Espindola

Ranielly Cristiny

Martha Brito

Sandra Tavares

Sara Santos

Sheila Caetano

 

ORGANIZAÇÃO:

Alba Chalegre

Déa Lúcia

Dora Gomes

Eva Duarte

Sheila Caetano

 

REVISÃO:

Alba Chalegre

Eva Duarte

Sheila Caetano

 

DIAGRAMAÇÃO:

Alba Chalegre

Emmanuella Caetano

 

EDIÇÃO:

Cartonera Estações

1ª Edição

2ª Tiragem

Março 2024

 

VERSÃO EM ÁUDIO:

DIREÇÃO GERAL:

Alba Chalegre

DIREÇÃO DE ÁUDIO:

Ana Clara Torres

EDIÇÃO DE ÁUDIO:

Diogo Oliveira

 

 

EQUIPE LPG ARCOVERDE:

PROPONENTE/DIRETORA/ PRODUTORA/EDITORA

Alba Chalegre

COORDENAÇÃO/ PRODUTORA/REVISORA

Andréa Lúcia Brito

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO / ASSISTENTE DE COORDENAÇÃO

Doralice Gomes

DIVULGAÇÃO

Eva Duarte


Comentários

Postagens mais visitadas