Cartoneras do Esperançar lança antologia com textos de 12 autoras

 

O lançamento integra a programação da FELIS Feira Literária do Sertão


Antologia do Esperançar é a primeira coletânea de textos produzida pelo grupo Cartoneras do Esperançar, formado por mulheres que se encontram regularmente quase dois anos. O lançamento, que integra a programação da FELIS Feira Literária do Sertão, acontece no dia 28 de outubro, às 17h, na Praça Virgínia Guerra, Arcoverde, PE.

As Cartoneiras do Esperançar têm como marco de sua fundação uma formação na técnica de publicação  cartonera ministrada por Alba Chalegre, em março de 2022. Encerrada a oficina, elas deram continuidade à relação iniciada ali em um grupo que se move, respira, deixa partir e louva as chegadas de novas integrantes.

A cada encontro, um tema, uma cor, um acontecimento se torna pauta, assim também uma casa se abre com cheiro de café e mesa posta. O chão limpinho  recebe uma mandala de poesia e o mundo passa a girar em torno da conversa, expandindo-se entre fatos e emoções. Assim, aprende-se a narrar a própria vida.

Da potência desses encontros, verdadeiros espaços de entrega, troca e cura, surgiu a provocação para que cada autora escrevesse sobre sua caminhada mais recente. O resultado é um livro feito a mão, escrito, editado, diagramado, cortado, costurado, pintado a dezenas de mãos, de corpos inteiros.


 CARTONERA

A técnica cartonera foi criada em Buenos Aires, Argentina, em plena crise econômica do início do século, como alternativa para a geração de renda e garantia do direito à leitura. No Brasil, foi abraçada por inúmeras editoras independentes e por autores de porte, a exemplo de Miró e Sidney Rocha.

Esta opção gera autonomia e cuidado com o meio ambiente, pois revitaliza caixas de papelão para a produção das capas, nas quais são costurados os miolos reproduzidos em técnicas acessíveis como xerox, matrizes artesanais e impressão doméstica. Para esta publicação, foram coletadas caixas que transportaram absorventes descartáveis, refletindo a dor e a delícia de habitar um corpo que menstrua.

“Ser cartonera é ser resistência, é ser livre pra voar em asas de papelão”, anuncia Alba Chalegre, editora da antologia. Para ela, optar por esse tipo de publicação é “resistir contra ideias limitantes e excludentes que afirmam ser a literatura apenas para poucos. Esse tipo de afirmação nada mais é que criações daqueles que têm o patriarcado como modelo ideal de sociedade, ao passo que fortalecer a escrita de mulheres, tê-las escrevendo e fazendo seus próprios livros é fazer com que tal modelo mude”.


SERVIÇO

Lançamento do livro Antologia do Esperançar

Editora Cartonera Estações

Praça Virgínia Guerra, Centro, Arcoverde,PE

28 de outubro, 17h

Contato para entrevista: 

(87) 9 8801-3341 Alba Chalegre

 

Texto redigido por Eva Duarte


FICHA TÉCNICA


TÍTULO: Corpo – Antologia do Esperançar: Mulheres Costurando Histórias 


AUTORAS: 

Bia Canuto 

Bruna Souza 

Déa Lúcia 

Dora Gomes 

Eva Duarte 

Gabriela Oliveira 

Jenifer Espindola 

Ranielly Cristiny 

Martha Brito 

Sandra Tavares 

Sara Santos 

Sheila Caetano 


ORGANIZAÇÃO: 

Alba Chalegre 

Déa Lúcia 

Eva Duarte 

Sheila Caetano 

Ranielly Cristiny


REVISÃO: 

 Alba Chalegre 

 Eva Duarte 

 Sheila Caetano 


DIAGRAMAÇÃO: 

Alba Chalegre 

Emmanuella Caetano 


EDIÇÃO: 

Cartonera Estações 

1ª Edição 

Outubro 2023

 

 

 









                                            



Comentários

Postagens mais visitadas