NESTA SEXTA, 10/12, O FORRÓ DARÁ O TOM NO PROJETO ARCOVERDE ENCANTA ARCOVERDE


 

Na última edição do Projeto ARCOVERDE enCANTA ARCOVERDE DE 2021, nesta sexta-feira (10/12), sobem ao palco do Centro de Gastronomia e Artesanato - CGA dois dos maiores representantes da cena forrozeira arcoverdense: Zé do Peba, com o seu Trio Catingueira, e George Silva.

Ambos são integrantes do MAMA – Movimento Arcoverdense de Música Autoral, produzido pelo COCAR e que já conta com dois álbuns distribuídos nas plataformas de Streaming, contemplando 27 canções de autores e autoras arcoverdenses.

George, que abrirá a noitada acompanhado do sanfoneiro Ciro Santos, traz um repertório em que mescla canções autorais, com clássicos do cancioneiro nordestino. O artista, que foi homenageado no São João de Arcoverde 2015, é cantor, compositor, ator, poeta e artista popular brincante. Tem como sua principal atividade artística o forró de raiz e a literatura sertaneja, além de atuar como arte-educador com ênfase na cultura popular.

Zé do Peba já conta com 55 de estrada e continua muito ativo no cenário cultural da Região, seja nas apresentações, onde está sempre ladeado pela companheira Gil Mendes e o zabumbeiro Nego, seja na produção intensa como compositor.

José Bezerra da Silva mais conhecido no meio artístico como "Zé do Peba", é natural de Buique e teve seu primeiro contato com a música através de seu pai "Sebastião das Covas", sanfoneiro de 8 baixos. Trabalhando com afinco, comprou seu primeiro instrumento aos 15 anos e daí pra frente não largou mais a música, passando a tocar profissionalmente.

Já subiu ao palco com nomes consagrados do Forró, como Anastácia, Onildo Almeida, Luizinho Calixto, dentre outros. Da nova geração teve parcerias com Lirinha e Clayton Barros (Cordel do Fogo Encantado), Noé Lira e o próprio George Silva. Obteve grande reconhecimento da classe artística ao ser homenageado no evento "Sotaque do Fole", promovido pelo SESC. Conta com 4 álbuns gravados.

O Projeto ARCOVERDE enCANTA ARCOVERDE, parceria das Secretarias Municipais de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, juntamente com o SESC e o COCAR, chega a sua 12.ᵃ edição, todas realizadas no CGA, tendo possibilitado a apresentação de 21 artistas, além possibilitar trabalho para músicos e técnicos da cadeia produtiva cultural.

Nas palavras da Secretaria de Cultura, Juliana Aguiar, “esta parceria do Poder Público e entidades privadas têm gerado dignidade e renda para aqueles que se dedicam a produção da música autoral em Arcoverde e deve servir de exemplo para outras iniciativas”.

O público tem elogiado bastante o projeto, por oferecer, além da boa música, um excelente atendimento nos estabelecimentos de gastronomia do CGA.

                   

O que: Projeto ARCOVERDE enCANTA ARCOVERDE, com shows de George Silva/Zé do Peba e Trio Catingueira

Quando: Sexta (10 de dezembro)

Onde: Centro de Gastronomia e Artesanato de Arcoverde – Beco de Buíque

Quanto: entrada gratuita, com couvert solidário facultativo

Comentários

Postagens mais visitadas