Aniversário do Cinema Rio Branco em Tempos de Pandemia


ato pela reabertura do Cinema centenário

              No dia 18 de maio de 2020 o Cinema Rio Branco, um dos símbolos da história da Arcoverde, completará 103 anos. Um dos cinemas mais antigos do Brasil, e mais que a própria cidade.

          Suas portas continuam fechadas porque o prédio aguarda reparo estrutural. Enquanto isso, o cenário do lado de fora, nas ruas, nas cidades em todo o planeta, um inimigo invisível ataca os humanos. Dessa vez não são os marcianos que invadem a Terra, como no filme “A guerra dos Mundos” (1953 – Byron Haskin, baseado no livro de George Wells de 1898). Também não se trata de “Despertar dos Mortos” (1978 – George Romero), quando o vírus ataca os mortos transformando-os em mortos-vivos, Zumbis!! Agora o vírus ataca os seres humanos com alto grau de letalidade, levando-os à morte. Os indivíduos contaminados podem chegar a morrer em apenas 15 dias do contágio. Com os pulmões extremamente inflamados, têm uma morte horrível como se fosse por afogamento. 

No momento, a única forma de se proteger é ficando em isolamento em casa para evitar o contágio. Contudo, milhões desses seres humanos necessitam de uma ajuda financeira para sobreviver. O “sistema”, liderado por um “Capitão”, destina uma quantia por mês para esses milhões. Irônica ou malignamente a forma para receberem este valor mensal é aglomerando-os em filas intermináveis em agências bancárias, o ambiente mais propício para a disseminação do vírus. De onde surgiu esse vírus?? Possivelmente, escapou acidentalmente ou propositadamente de algum laboratório do Ocidente (EUA) ou do Oriente (China). Os interesses comerciais por trás são imensos e os simples mortais jamais saberão. Não importa quantos morram. Até agora, no planeta, já morreram mais de 300.000, é como se toda a população das cidades de Arcoverde, Pesqueira, Buíque, Belo Jardim, Alagoinha e Pedra tivessem desaparecido. Se fosse um filme se chamaria COVID-19, mas infelizmente é MUITO REAL! 

      O Cinema Rio Branco nos seus 103 anos de existência, nunca exibiu um filme tão dramático. Tempos duros que põem à prova toda a humanidade, levando-a a refletir seus modos de vida até aqui. Momento que exige solidariedade antes de tudo. Sabemos que a prioridade no momento é a de salvar vidas. Confiamos que “Dias melhores virão”, e estaremos atentos para que se concretize a sua restauração, e que volte a funcionar e trazer lazer e cultura novamente. 

                                 Amigos do Cinema Rio Branco


 foto: acervo dos amigos do Cinema Rio Branco

Comentários

Postagens mais visitadas