A FACETA POÉTICA DA CAMINHADA DO FORRÓ DE ARCOVERDE



Poeta Diosmam Avelino é uma das atrações da Caminhada do Forró de Arcoverde
Apesar do nome sugerir que a Caminhada do Forró de Arcoverde é uma mera parada musical, a história dessa festa vem mostrando que outras vertentes culturais têm ano após ano se agregado ao evento de forma definitiva. É possível citar a dança, as performances de brincantes e, principalmente, a poesia, que tornam a Caminhada uma verdadeira mostra da cultura do Sertão do Moxotó.

Desde suas primeiras edições, a Caminhada sempre esteve arrodeada de poetas e declamadores que participavam espontaneamente da concentração, fazendo declamações e seguindo o cortejo até retomarem o microfone na parada final.

Nas últimas três edições, a poesia foi incorporada também ao próprio cortejo, tendo sido criado o momento de louvação aos santos juninos, quando um poeta da Região é escolhido para saudá-los em forma de versos.

Já participaram desse momento poético Hugo Araújo, Túlio Araújo, Edison Roberto, Irasson, dentre outros. Na edição de 2019, o poeta escolhido para louvar os Santos é Diosmam Avelino, Poeta de Buíque e residente em Pesqueira. Ele, que é o realizador do Arrasta Cultura - encontro de poetas e artistas da Região - preparou versos especiais para serem declamados na parada do cortejo, programada para ocorrer no prédio da Prefeitura Velha, na Avenida Antônio Japiassu.

Diosmam também irá comandar um grupo de poetas que fará, nos intervalos musicais da concentração da Caminhada, intervenções em forma de aboios, de versos livres e da poesia rimada tradicional.

Não por acaso as homenageadas da Caminhada do Forró foram escolhidas do universo poético de Arcoverde. Edilza Vasconcelos é poeta e declamadora consagrada na Região e Marcia Moura é uma professora e promotora cultural, diretamente integrada às manifestações artísticas de Arcoverde e região, que não cansa de repetir que se alfabetizou com a leitura de folhetos de cordel.

Dentre outros poemas que se inspiram na Caminhada, chegou-nos esse do premiado poeta Carlos Alberto Cavalcanti, que vale a pena reproduzir nesse momento.


A Caminhada do Forró de Arcoverde está na sua nona edição e é uma realização do COCAR - Coletivo Cultural de Arcoverde. O evento acontecerá no dia 22 de junho (sábado), com concentração marcada para as 9h30min, nas proximidades da Estação da Cultura (antiga estação de trem).

foto de Diosmam: acervo do Poeta

Comentários

Postagens mais visitadas