COMEÇA HOJE EM ARCOVERDE A 10.ª MOSTRA LEÃO DO NORTE





Segue de hoje (15) a 20 de outubro a 10ª edição da Mostra de Música Leão do Norte no SESC Arcoverde . Com o tema “Lira Pernambucana”, a vivacidade poética e sua relação estreita com a musicalidade da região farão ponte entre o literário e o musical durante a mostra. Oficinas, experimentos, concertos, exposição, sarau e encontros serão realizados com o intuito de apresentar e divulgar a produção autoral de música do estado, sempre a partir das 9h e durante o dia inteiro. Na edição anterior, a cidade de Caruaru foi a escolhida. Petrolina, Triunfo, Caruaru e Garanhuns também já receberam etapas. Toda a programação é gratuita e faz parte da Rede Sesc de Mostras de Música.

Durante toda a semana a agenda estará intensa. Nesta segunda (15/10), na abertura da Mostra Leão do Norte, será realizada a Oficina de Composição e Produção Musical, a partir das 9h. Às 19h, acontece o vernissage da Exposição Fotosonoridades, que contará com a apresentação da Banda de Pífanos Santa Luzia. Em seguida, às 20h, tem o Encontro Sonoras Tradições de Arcoverde, com apresentações do Coco Irmãs Lopes, Coco Trupé e Raízes de Arcoverde e o encerramento com grupo Radiola Serra Alta.

Na terça-feira (16/10), o destaque fica por conta do Sarau das Musas a partir das 19h. Já na quarta, quinta e sexta, será realizado o “Seminário Processos Composicionais na Música Brasileira, com o eixo Lira Pernambucana: diálogos perenes entre vozes e letras, tradições e ressignificados. Durante toda a semana a mostra contará com a realização de oficinas.

No sábado (20/10), traz o encontro com os grupos indígenas Fulni-ô, Kapinawá, Pankararu (Raízes Pankararu), Tuxá e Xukuru (Xener de Jurema), na aldeia kapinawá – Mina Grande, em Buíque. No mesmo dia será realizada roda de conversa sobre “A música como elemento cultural, os contextos a ela relacionados e a presença da mulher”. O encontro terá os representantes da cultura indígena e mediação do professor mestre em Antropologia Joselito Arcanjo e a professora mestra em Estudos Rurais Déa Trancoso.

O encerramento da programação da 10ª edição da mostra acontece com a apresentação de “Canções Guardadas nas Dobras do tempo”, com a parceria das cantoras e compositoras Déa Trancoso (MG) e Regina Machado (SP) que se conheceram durante a 9ª Mostra de Música Leão do Norte, em Caruaru, e desde então compuseram as canções que selam um dos objetivos principais da mostra que é provocar encontros e novas experiências musicais.

Uma das características marcantes da Mostra Leão do Norte é a execução instrumental e vocal sem amplificação sonora nas apresentações dos espaços fechados, oferecendo aos públicos e aos artistas a oportunidade de uma escuta diferenciada na fruição da música. “Num mundo atual onde a maioria dos ambientes se descaracteriza e satura de resíduos sonoros, buscamos dar espaço também a uma apreciação musical que seja capaz naturalmente, no exercício coletivo, de quem faz e de quem ouve, receber, equalizar, permitir-se outro comportamento no contato com a produção musical, explica a professora de música do Sesc Pernambuco e coordenadora do projeto, Sônia Guimarães.

A programação completa pode ser acessada em 10 LEÃO DO NORTE

Serviço: Mostra de Música Leão do Norte (Arcoverde)
Data: de 15 a 20 de outubro
Horário: sempre a partir das 9h
Gratuito

(*) matéria da assessoria de comunicação do SESC-PE


Comentários

Postagens mais visitadas