CAMINHADA DO FORRÓ DE ARCOVERDE: O HOMENAGEADO EM 2018

O COCAR - Coletivo Cultural de Arcoverde fez, nesta quinta (08/03), convite à personalidade cultural escolhida para receber homenagem da oitava edição da Caminhada do Forró. O nome do convidado é Jennecy Tenório de Almeida, mais conhecido como Manguaça. A escolha se deu em razão da sua vinculação com o Forró, com o São João de Arcoverde e com a Caminhada do Forró. A aceitação foi imediata.

Diretores do COCAR, Kleber e Draiton, levando o convite a Manguaça
Nascido em Arcoverde, no dia 16/02/1964, Manguaça é um dos 16 filhos de Luiz Almeida de Souza e Maria Tenório Bezerra, família oriunda da Zona Rural, Distrito de Aldeia Velha. 

A sua atuação no segmento da comunicação iniciou-se na Rádio Cardeal Arcoverde, onde atuou como cobrador, programador e finalmente como locutor. O convite para comandar o programa Forró do Manguaça veio da direção da emissora, em razão do seu jeitão extrovertido e da sua comunicação fácil.

Ali ficou por 22 anos e marcou época como um dos comunicadores mais populares, principalmente dentre os ouvintes aficionados pelo forró e pelas famosas pegas de boi, nas quais Manguaça destaca-se como excelente animador.

Trabalhou também nas Rádios Sistema SAT (Garanhuns e Arcoverde) e Independente FM (Arcoverde), sempre com grande audiência. No São João de Arcoverde vem emprestando sua voz animada e irreverente há cerca de 15 anos, tendo atuado nos diversos polos da festa.

Manguaça é bastante requisitado para outros eventos sociais e culturais, a exemplo de polos carnavalescos, onde foi o grande animador dos Blocos Dondocas do Por do Sol e Virgens de Arcoverde. Mas é nas festas de gado e nos eventos de forró onde o nosso homenageado se sente mais à vontade e torna-se uma atração à parte, sempre muito querido entre os artistas e o público. 

Atualmente faz sua comunicação como o público também em carros de som, divulgando empresas e eventos da cidade e região.

Na Caminhada do Forró ele está desde a primeira edição e seu vozeirão já  é bastante aguardado pelos foliões juninos que, em muitos casos, são carinhosamente mencionados durante o seu percurso pelas principais ruas do Centro de Arcoverde.

Jennecy Manguaça, casado e pai de dois filhos (Édipo e Lúcio), considera a Caminhada do Forró um momento de destaque dentro do maravilhoso São João de Arcoverde, caracterizando-se como celebração cultural que prima por valorizar os artistas da terra. Para ele é uma honra receber esta homenagem em um evento que ama e do qual vem fazendo parte desde o início.

O COCAR agradece a Manguaça pelo que ele tem feito pela cultura de nossa terra e se  sente muito honrado em contar mais uma vez com sua participação na Caminhada do Forró, evento considerado o "Maior Cortejo Junino do Brasil" e que ocorrerá em 23/6 (sábado), com público aguardado de 20 mil pessoas.

Manguaça na concentração de uma das edições da Caminhada do Forró


Fotos: COCAR

Comentários

Postagens mais visitadas