JOÃO SILVA, MERECIDA HOMENAGEM EM SUA TERRA




João Leocádio da Silva, compositor arcoverdense e Patrimônio Vivo da Cultura Pernambucana, falecido no final de 2013, recebeu nos dias 15 e 16 de agosto da comunidade arcoverdense uma merecida homenagem na data em que estaria completando 82 anos.

O evento JOÃO SILVA, ARCOVERDE NÃO SE ESQUECEU DE TI, foi realizado pelo COCAR - COLETIVO CULTURAL DE ARCOVERDE, não por acaso, posto que João Silva tinha uma relação bastante próxima com os integrantes do COCAR, tanto que foi o coletivo arcoverdense que indicou o nome do compositor para concorrer ao Prêmio Patrimônio Vivo, promovido pela FUNDARPE, o qual lhe foi concedido em 2012. A nós do COCAR ele externou que um dos seus maiores desejos era ter a obra musical reconhecida em sua Terra Natal.

E foi com o objetivo de dar a obra de João Silva o relevo merecido que o COCAR resolveu realizar este evento comemorativo, o qual foi principalmente voltado para os estudantes, como forma de passar para as novas gerações a dimensão de quem foi este artista no cenário musical brasileiro.

A abertura da celebração ocorreu na tarde de ontem na Escola Técnica Estadual Prof. Jonas Costa, que acolheu dentro do Projeto Café Literário a exibição do vídeo Na Sala do Compositor João Silva de Dewis Caldas (Maranhas Filmes), seguida de uma produtiva roda de conversa com o biógrafo e parceiro de João Silva, José Maria Marques. O diálogo foi acompanhado pela Gestora Lúvia Bezerra e sua equipe que propiciaram uma intensa participação dos estudantes, os quais demonstraram muito interesse em conhecer a história do compositor e as suas principais músicas.

O Café Literário da ETE contou com a participação de mais de 500 pessoas (estudantes, professores e público externo) e a exibição do vídeo e o debate teve que ser realizado em dois momentos devido à limitação de espaço.

O escritor José Maria Marques na ETE - Arcoverde

À noite, a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA abriu as portas para debater A Importância da Obra de João Silva para a Música Brasileira também conduzida pelo escritor e poeta José Maria Marques. Estiveram na mesa representando a instituição os Professores Maria do Carmo (Coordenação do Curso de História); Edmilson Sá (Coordenação do Curso de Letras), Carlos Alberto Cavalcanti e Otacílio Góes e pelo COCAR, o Diretor Draiton Moraes.

O debate com cerca de duzentos estudantes do curso de História e Letras transcorreu, como era de se esperar, em altíssimo nível tanto nas perguntas quanto nas observações trazidas da platéia, ali surgiu inclusive a ideia de se criar em Arcoverde o Memorial João Silva, como forma de preservar a história de um dos personagens mais brilhantes da cena musical brasileira. O palestrante chamou atenção que tal iniciativa colocará Arcoverde em destaque como um lugar que cuida de sua cultura e de sua história.

Debate na AESA
Na manhã do dia 16 (data do aniversário), a homenagem foi realizada no Centro Comercial de Arcoverde - CECORA, onde recentemente foi criada uma rua temática com o nome Compositor João Silva. A equipe do CECORA cuidou de preparar o espaço para receber exposição da obra e fotografias do homenageado, execução de suas músicas em radiola, lançamento do Cordel, declamação e apresentação musical do Quarteto Sabiá. O local foi visitado por cerca de duzentos estudantes da Escola Estadual Carlos Rios, acompanhados de equipe de professores, que já haviam introduzido o tema em sala de aula, mediante exibição de um documentário com entrevista em que João Silva relata a sua história.

Manhã festiva no CECORA
Estiveram presentes ao evento, dentre outros, Hélio Neves (colecionador da obra de João Silva), Gicivaldo Gallindo (autor de Cordel em homenagem a João Silva), Edilza Vasconcelos (Presidente do COCAR), Paulo Sérgio Diniz (Diretor do CECORA), Márcia Moura (Professora), os poetas Hugo Araújo, Túlio Araújo, Diosman Avelino, além numeroso público que frequenta o Centro Comercial.

A equipe do COCAR sente-se muito feliz em poder dar sua contribuição no sentido de divulgar e valorizar a obra deste filho de Arcoverde que é considerado um dos maiores compositores da música brasileira. Não poderíamos deixar de lembrar os parceiros: Hotel Monteirão, CECORA, Escola Carlos Rios, da Escola Técnica Estadual Prof. Jonas Costa, Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA, do Centro Integrado de Cultura e Arte - CINA, blogs De 1ª Categoria e Falando Francamente, Clube do Vinil e Maranhas Filmes.

FOTOS: COCAR





Comentários

Postagens mais visitadas