PROFESSOR CARLOS ALBERTO RECEBE MENÇÃO HONROSA EM PRÊMIO LITERÁRIO


Professor Carlos recebendo prêmio da Editora Moderna

Apaixonado por crônicas e poesias, o professor de língua portuguesa Carlos Alberto Cavalcanti, da Escola Estadual Industrial e da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, no sertão do Moxotó, elaborou um poema que recebeu menção honrosa por ficar em 6º lugar nacional no X Prêmio Barueri de Literatura. O prêmio é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Barueri, em São Paulo.

O poema conta, em curtos versos, a história do acidente do voo 1907 da GOL, em 2007, com objetivo de mostrar a tragédia de forma mais leve, ao contrário do que foi noticiado na época. No poema, o professor tentou expressar o sentimento do início e fim da viagem. Seu texto foi analisado por uma banca de especialistas e selecionado como um dos dez melhores poemas. “Sinto-me honrado em ter meu texto apreciado por profissionais renomados da área. Estou muito feliz com essa conquista”, declarou o professor.

Como fruto de sua dedicação à literatura, o professor conseguiu lugar como membro correspondente na Academia de Letras e Arte de Ponta Grossa, Paraná. Ele também faz parte da Academia Cachoeirense de Letras do Espírito Santo, e da Academia de Letras Rio Cidade Maravilhosa. “Gosto de trabalhar incentivando nos meus alunos o hábito da leitura e produção de texto em prosa e poesia. É o momento de investir nestes meninos e tentar despertar a paixão pela leitura”, pontuou Cavalcanti. 

Recentemente Carlos Alberto Cavalcanti  obteve o 4º lugar em Concurso Nacional Cultural: Minha Aula + Moderna, promovido pela Editora MODERNA. Foram cerca de 4000 frases concorrentes em todo o Brasil, para responder à pergunta: Como a tecnologia pode transformar suas aulas? O professor Carlos é o único nome do Nordeste na lista dos cinco primeiros premiados, os quais têm direito a um Notebook e uma cesta de livros da Editora Moderna.

O prêmio foi entregue ao professor Carlos, dia 05/12, pela assessora pedagógica da MODERNA em Pernambuco, Joseneide, que esteve na Escola Industrial. Confiram a frase: 

"Adiciona mais alternativas educacionais ao processo ensino-aprendizagem; subtrai o superado modelo expositivo que causa fadiga ao professor e ao aluno; multiplica os recursos que unem a virtude ao virtual na relação docente-discente; e divide – com todos – o prazeroso benefício do ato de saber-conhecer, saber-fazer, saber-ser e saber-viver, cujo resultado é uma aula MODERNA."

Vale a pena também a transcrição do poema feito em memória dos mortos no acidente do voo 1907 da Gol.

                                                                        MUDANÇA DE ROTA
                                                                       Carlos Alberto Cavalcanti

Suave planava no ar
as vidas e os sonhos,
crianças dormiam no colo materno;
adultos contavam o tempo
que cortava os ares
nas alturas;
olhos vigiavam a máquina
que viajava entre as nuvens
em horizontal trajeto
até que o abraço veloz
mudou com um golpe atroz
o plano de voo
e o voo dos planos
em

v

e

r

t

i

c

a

 l

queda mortal
vidas plantadas na floresta
é o que resta
além da saudade
plantada nos corações

fonte: Secretaria de Educação de Pernambuco
foto: http://paulocordelbuique.blogspot.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas