TEATRO DE RUA: COMPANHIA MOSSOROENSE SE APRESENTA EM ARCOVERDE

Companhia Escarcéu de Teatro

Será neste sábado, às 18h, na Praça da Bandeira a apresentação do espetáculo de teatro de rua "Ciganos", encenado pela Companhia Escarcéu de Teatro, da cidade de Mossoró (RN), que já completou 27 anos na estrada.

“Ciganos” foi um dos 73 projetos aprovados pelo prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua, na modalidade “projetos circulação de espetáculos de rua”. As 15 apresentações previstas em cidades do Nordeste, foram distribuídas pelos Estados do Pernambuco, Ceará e Paraíba. Em nosso Estado, além de Arcoverde, foi contemplada a cidade de Olinda, que receberá o espatáculo no dia 12/05.
A companhia já vinha apresentando seu espetáculo em bairros de Mossoró durante o ano de 2012. O edital da Fundação Nacional de Artes (funarte) premiou iniciativas de artes para rua de todos os Estados brasileiros. O objetivo do programa é fomentar atividades que busquem, nas apresentações de rua, um novo significado para o espaço público. Como é um edital de abrangência nacional, 73 grupos de diversos estados brasileiros receberam o prêmio. Entre estes a Cia Escarcéu de Teatro.
Ciganos
O espetáculo é uma criação colaborativa baseada em vivências estéticas desenvolvidas pela Companhia Escarcéu como princípio criativo. Contando com a participação de atores e atrizes experientes e de jovens iniciantes egressos do curso de teatro oferecido pelo Ponto de Cultura da Escarcéu, a dramaturgia foi fruto de um trabalho que reuniu um conjunto de técnicas cênicas que teve a participação de todos os integrantes do elenco, sob a orientação do Mestre em Artes Cênicas Nonato Santos, que também assina a versão final do texto. A música do espetáculo foi composta pelo ator e percussionista Roberlilson Paulino, os figurinos são da atriz/figurinista Lenilda Sousa e a coreografia do espetáculo é assinada por Sadraque Tavares. 
O Espetáculo CIGANOS representa a experimentação de novos caminhos e linguagens teatrais. O espetáculo mostra a riqueza cultural de um povo nômade que há séculos caminha pelo mundo compartilhando experiências e conhecimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas