PREFEITA MADALENA BRITTO FALA SOBRE A CRIAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA EM ARCOVERDE

Prefeita Madalena Brito fala sobre o Sistema Municipal de Cultura

Conforme havíamos anunciado, o Município de Arcoverde manifestou formalmente ao Ministério da Cultura a intenção de aderir ao Sistema Nacional de Cultura - SNC. De acordo com o Diretor Municipal de Cultura, Gustavo Azevedo, ontem (02/05) foi encaminhada a documentação necessária a dar início ao processo de adesão.

A Prefeita Madalena Britto gentilmente recebeu o COCAR para uma entrevista sobre essa iniciativa de seu Governo, que, sem dúvida se constitui no passo inicial para institucionalização de políticas culturais permanentes em nosso Município. Vejam o que falou a Prefeita.

COCAR: No mês passado, foi anunciado que o Município de Arcoverde irá fazer adesão ao Sistema Nacional de Cultura. Quais as vantagens desta iniciativa para o segmento cultural Arcoverdense?

PREFEITA MADALENA BRITTOEsse é um avanço imprescindível para legitimação do diálogo entre a comunidade artística e os poderes públicos. No nosso caso, o municipal dá o ponta pé inicial, para que possamos formular e aplicar juntos uma política pública de cultura permanente.

COCAR: Em 2012, a comunidade artística encaminhou ao Poder Executivo uma minuta de Projeto de Lei criando o Sistema Municipal de Cultura em Arcoverde. Esse documento será considerado na elaboração do Projeto de Lei que seu Governo enviará à Câmara Municipal?

PREFEITA MADALENA BRITTONós iremos apreciar o documento e, com certeza, considerar os possíveis pontos de relevância. Mas, diante da adesão ao Sistema Nacional de Cultura, o próximo passo será a criação de um Conselho de Política Cultural, para que possamos elaborar o Plano de Cultura Municipal. Tudo isso, com todas as representatividades contempladas, de maneira a valorizar a Cultura na nossa terra, como ela merece.

COCAR: Uma grande novidade a ser introduzida pelo Sistema de Cultura é a democratização das decisões acerca de políticas para a cultura, com a criação do Conselho Municipal de Cultura, composto por representantes da Prefeitura e da Sociedade Civil. O que o Senhora acha da participação da comunidade cultural na definição de políticas para a área?

PREFEITA MADALENA BRITTO - A participação da comunidade cultural na definição de políticas de cultura é essencial. Não se pode pensar num coletivo sem as devidas representações. Ouvir, debater, analisar, acordar faz-se necessário e é uma conquista sem volta. O Sistema Nacional de Cultura vem com o propósito de se firmar, independentemente da alternância de poder, para que, assim, todos os projetos possam ter continuidade.

COCAR: Como se dará a adesão de Arcoverde ao Sistema Nacional de Cultura e em quanto tempo este processo estará concluído?

PREFEITA MADALENA BRITTO - O município assinou a adesão no último dia 02 de maio, quando encaminhou toda a documentação ao Ministério da Cultura. A previsão é que em um mês obtenhamos a resposta do MinC e a partir daí, possamos cumprir com todas as exigências do ministério (Criação do Conselho Municipal , Plano de Cultura, Conferência e Fundo) e,  claro, receber em contrapartida todo o apoio para o desenvolvimento das políticas públicas de cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas