FREVO SERÁ TEMA DE PROJETO EDUCACIONAL EM ARCOVERDE



Frevo, Capoeira e Passo. Esse é o nome do Projeto que surge da parceria firmada entre a Escola Estadual Presidente Médici e o COCAR – Coletivo Cultural de Arcoverde.

A escolha do tema deveu-se ao recente reconhecimento do frevo como Patrimônio Imaterial da Humanidade, além da percepção de que esse ritmo centenário precisa ser bem mais divulgado em nossa Região, posto que não é um valor cultural apenas do Recife. Pertence aos sertanejos também, por que não? Basta lembrarmos de artistas genuinamente arcoverdenses ligados ao frevo, a exemplo de Beto da OARA, Jorge Magalhães,  Sebastião Caranguejo e de Josias Lima.

Durante seis meses o frevo será trabalhado no ambiente escolar, com repasse de conteúdos em sala de aula e em oficinas de dança, música, figurinos e adereços. Ao longo da execução do Projeto, toda a Escola estará envolvida com o tema unindo esforços na montagem de um musical sobre a história do frevo a ser apresentado ao final do ciclo, como resultado dos conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento do Projeto.

O lançamento da empreitada acontecerá no dia 11/05 (sábado), em um evento festivo na própria Escola. A partir de 09h, as atividades iniciarão na quadra esportiva com uma oficina de frevo ministrada pelos integrantes do grupo recifense Guerreiros do Passo, que vem desenvolvendo um reconhecido trabalho de pesquisa, formação e divulgação do frevo.

Ao término da oficina, os presentes irão se reunir no pátio onde será feita a apresentação das etapas e objetivos do Projeto. Em seguida, os Guerreiros voltarão à cena para ministrarem uma aula-espetáculo abordando o frevo desde suas origens até a configuração atual.

No Projeto Frevo, Capoeira e Passo, Escola e Sociedade Civil dão-se as mãos e avançam  na construção de alternativas educacionais que promovam a conscientização dos educandos quanto à importância da sua história e a beleza da cultura do lugar onde vivem.

Serviço:
O que: lançamento do Projeto Frevo, Capoeira e Passo.
Onde: Escola Presidente Médici – Arcoverde (PE)
Quando: dia 11/05 (sábado), a partir das 09h


Comentários

  1. Amig@s, estamos muito empenhados no Projeto, todos os dias acontecem atividades de prepação para o grande evento de lançamento dia 11 de maio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas