A SANFONA SERÁ A GRANDE ATRAÇÃO EM EVENTO NO SESC ARCOVERDE


 foto: SESC

Pelo segundo ano consecutivo o SESC Arcoverde realiza evento voltado para a valorização da sanfona. Em 2011, em parceria com o COCAR, foi produzido o ENCONTRO DE SANFONEIROS DE ARCOVERDE, com grande sucesso de público e ótimos resultados no trabalho realizado com os músicos da terra.

No final deste agosto, dias 30 e 31, o encontro volta a acontecer, dessa feita com produção solo e denominado SOTAQUES DE FOLE. A programação envolve intercâmbio musical, oficina, exposição, exibições dos músicos participantes, cortejo sanfônico e apresentações com artistas de renome nacional.

Como ocorreu no evento passado, a oficina será ministrada pelo consagrado Cezzinha do Acodeon, que repassará conteúdos de harmonia, execução e improviso para os músicos da Escola de Sanfona mantida pela ONG Casa Jonas Moraes.

A atividade de intercâmbio será conduzido pelo músico gaúcho Gilberto Monteiro, que terá um momento de troca de informações com os músicos locais. Monteiro, que toca gaita-ponto, é a atração principal da etapa atual do Projeto Sonora Brasil, que não por coincidência, aporta em Arcoverde no mesmo período do encontro de sanfoneiros. Nascido no extremo Sul do país, na cidade de Santiago (RS), o instrumentista tem percorrido o país divulgando a música dos pampas e será acompanhado na turnê pernambucana por Eduardo Cantero, no violão, e Fernando Gorrie, na percussão. Certamente haverá uma identificação especial de Gilberto Monteiro com o artista arcoverdense Nego de Adélia, integrante do grupo Reisado Encantado das Caraíbas, que é o único músico na cidade que toca o mesmo instrumento, o qual conhecemos como sanfona de oito baixos.

A programação do SOTAQUES DE FOLE contará ainda com a exposição SONUS do artista multimídia recifense João Manoel Feliciano e fechará no dia 31 com shows do músico de Sertânia César Amaral (irmão da cantora Cristina Amaral) e do sanfoneiro Cezzinha.

Programação completa

Dia 30/08

14h- Bate Papo de Sanfoneiros com Gilberto Monteiro e participação dos sanfoneiros de Arcoverde.

15h- Oficina de sanfona com os alunos da escola de sanfona de Arcoverde ministrada por Cezzinha do Acordeon.

20h- Abertura oficial com o Sonora Brasil – Gilberto Monteiro e grupo (RS), no Teatro Geraldo Barros (SESC)

21h- Apresentação do primeiro grupo de Sanfoneiros no Salão do Fole(SESC).

22h- Cortejo Sanfônico, saindo do SESC para a Pça. da Bandeira.

Dia 31/08

09h - Abertura da Exposição SONUS de João Manoel Feliciano.

14h- Oficina de sanfona com os alunos da escola de sanfona de Arcoverde ministrada por Cezzinha do Acordeon

20h- Apresentação do segundo grupo de sanfoneiros, no Espaço do Fole(SESC).

22h- Apresentação de César Amaral.

00h- Apresentação de Cezzinha do Acordeon, no Espaço do Fole (SESC).

 

Comentários

Postagens mais visitadas