PROJETO SEXTAS-FEIRAS CULTURAIS ENCERRA COM BELA HOMENAGEM

Plenário da Câmara quase lotado
 
A última edição do Projeto Sextas-Feiras Culturais, realizada na noite de 16/12, homenageou os segmentos da comunicação e da arte-educação. Essa foi a oitava Sessão Solene realizada pela Câmara de Vereadores de Arcoverde, em parceria com o COCAR, as quais tiveram por objetivo destacar os diversos segmentos da cultura arcoverdense. Nos oito meses de realização do Projeto, foram concedidos aos artistas e grupos sessenta e quatro troféus e mais de quinhentos diplomas de reconhecimento àquele(a)s que contribuíram e contribuem para o engrandecimento da área cultural em nossa cidade.

Os vereadores Luciano Pacheco, Jairo Freire e Luíza Margarida prestigiaram o evento e foram unânimes em reconhecer a importância do Projeto, como também se manifestaram favoravelmente pela continuidade da atuação da Câmara Municipal em ações culturais.

O primeiro homenageado da noite foi o radialista Lima Ferreira, um dos pioneiros da radiodifusão em Arcoverde, o qual usou a tribuna para falar um pouco sobre a história do segmento, enfatizando as figuras dos comunicadores Lúcio Jatobá, fundador da Rádio Bandeirantes, Paulo Cardoso e Rossini Moura. Lima relatou também momentos de sua própria trajetória.

Lima Ferreira ao lado do Prof. Carlos Alberto

A Rádio Cardeal Arcoverde, a mais antiga da cidade, mereceu do Projeto um reconhecimento especial. Estiveram presentes, representando esse importante veículo, o gerente Lourinho e os locutores Manoel Sá, Gilson Martis e Joel Bezerra.

Equipe da Rádio Cardeal Arcoverde

A mais antiga emissora FM de Arcoverde, Rádio Independente, foi também contemplada e do seu quadro de comunicadores compareceram ao evento Ilma Pacheco, Rosenildo Oliveira e Solange Silva, esta manifestou suas palavras de agradecimento, destacando pontos da trajetória da Rádio e de sua história pessoal no segmento da comunicação.

 Ilma, Solange e Rosenildo

O radialista Fábio Santos recebeu destaque especial pela sua colaboração no Projeto Sextas-Feiras Culturais, em que ele foi responsável pela confecção dos spots de divulgação. Fábio também recebeu a homengem direcionada à Rádio Itapuama FM e a todos os integrantes da equipe da qual também faz parte. Ressalte-se que o homenageado mantém um canal na internet, o Rádio PortalNet.

 Fábio Santos recebendo os diplomas das mãos do Presidente do COCAR

O advogado e ex-vereador, Edilson Xavier, entregou o troféu ao comunicador Givanildo Maciel, que mereceu destaque pela sua contribuição à radiodifusão em Arcoverde. Givanildo que começou sua atuação no segmento em 1965, está hoje aposentado, mas continua fazendo um programa semanal na Rádio Cardeal de Arcoverde. O radialista destacou a importância da homenagem a agradeceu pela lembrança do seu nome. 
 
Edilson Xavier entrega homenagem a Givanildo Maciel

Três radialista já falecidos mereceram lembrança especial: Reginaldo Silva, Félix Tavares e Lulinha Tenório. Representando Félix compareceram suas filhas Socorro e Sandra. Luiz Tenório Neto, recebeu o Diploma concedido ao avô.

 Repesentantes de Lulinha Tenório e Félix Tavares
Outro destaque especial foi dado ao locutor arcoverdense Elias Lourenço, hoje radicado em Recife e que mantém o programa diário "Alô Nordeste", na Rádio Folha de Pernambuco, no qual, o radialista é reconhecido como um grande defensor da cultural nordestina. Elias não pode comparecer à Sessão, em razão de compromissos profissionais, mas foi representado pela irmã Neri Lourenço, que manifestou os agradecimentos em nome da família.

Vereadora Luiza Margarida entregando troféu a Neri Lourenço

No segmento da mídia digital foram homenageados o Blog Conectado Pernambuco, o Blog Falando Francamente, o Blog Arcoverde Impacto Gospel, a TV LW e o Xis Club. Foram à tribuna fazer suas considerações Hozana Araújo (Impacto Gospel) e Amannda Oliveira (Falando Francamente), esta inclusive estava aniversariando e recebeu os cumprimentos dos presentes, que cantaram o Parabéns Prá Você.
 

 Hozana Araújo e Amannda Oliveira
Após um breve relato sobre o jornalismo em Arcoverde, Jaelson Gomes, cerimonialista do evento, anunciou a homenagem especial ao Jornal de Arcoverde, comandado por Enado Cândido. Esse veículo foi criado há 30 anos e é o jornal mais antigo de Arcoverde em circulação. Enaldo usou da tribuna para falar das dificuldades em se fazer jornalismo no interior e agradeceu o reconhecimento do seu trabalho.

Enaldo ladeado pelo Vereador Jairo Freire

Na sequência, foram motivo de destaque os Jornais Portal do Sertão e Tribuna da Região, que se fizeram presentes ao evento com suas equipes e apresentaram suas considerações sobre o panorama da mídia escrita em Arcoverde. 
 Representantes dos Jornais Tribuna da Região e Portal do Sertão


Janice Cavalcante, representando o segmento da arte-educação foi a última homenageada da noite. Emocianada, a professora foi à tribuna falar sobre sua história e agradecer a homenagem. O poeta Carlos Alberto pediu a palavra e parabenizou os organizadores do evento por terem lembrado do nome de Janice, que, nas suas palavras, é uma eterna lutadora pelas causas culturais. Carlos também solicitou que se fizesse uma homenagem a João da Informação pelo seu vínculo com o segmento da comunicação. Também compareceram ao evento os integrantes da arte-educação Márcia Moura, Madalena, Ronaldo Bezerra, Martha Quirino e Joselma Melo.
No final, houve uma quebra de protocolo, a qual se deu após as palavras da professora Márcia Moura, que chamou todos a cantarem o Coco "A Sergipana", de autoria de Assis Calixto. Assim, o Projeto Sextas-Feiras culturais encerrou da mesma forma como iniciou em maio passado, lembrando a manifestação mais tradicional da cultura de Arcoverde, o Samba de Coco.

                                      
 Vereador Luciano Pacheco saúda Janice Cavalcante

                                
 Arte-Educadoras 
                                                                                                                                                                       
Integrantes da Câmara de Vereadores e do COCAR no encerramento do "Sextas Culturais"

Momentos Finais do Evento

 

Comentários

Postagens mais visitadas