COCAR PARTICIPA DE CAFÉ CULTURAL NA FUNDAÇÃO TERRA

 Kleber Araújo falando sobre direitos culturais

O evento era o ponto de culminância do Projeto Cultura e Arte por Toda Parte, realizado pela Fundação Terra com recursos da campanha Criança Esperança e os principais homenageados eram as crianças e adolescentes que durante os dois anos de duração do projeto desenvolveram atividades de canto, dança e audiovisual.

O Café Cultural ocorreu no dia 19/11 na sede da Fundação e foi prestigiado por pessoas da comunidade, por autoridades, por integrantes de instituições de proteção à criança e ao adolescente, por educadores e por pessoas vinculadas à area cultural.

A exibição de um documentário produzido como resultado das oficinas de audiovisual e que enfatizou as transformações ocorridas na comunidade com a chegada da Fundação Terra foi um momento marcante para as pessoas ali presentes, que ficou registrado na alegria de "Seu Vicente", que não se conteve e saiu a dançar o Samba de Coco, ao final da exibição do vídeo.

Depois, Kleber Araújo, Presidente do COCAR proferiu palestra com o tema "A Cultura como Direito das Crianças e Adolescentes". O palestrante inicialmente expressou a alegria de estar participando daquele momento marcante para a vida da comunidade e passou a discorrer sobre as principais funções da cultura para a população infanto-juvenil, mencionando as facetas protetiva, harmonizante, transformadora, econômica e política da atividade cultural.

Depois, foram citados os instrumentos legais à disposição da coletividade para proteção dos seus direitos culturais. Acabada a exposição do tema, o ambiente entrou em clima de festa com a apresentação dos grupos culturais da Fundação Terra.
Ao final, foi servido o aguardado café da manhã para repor as energias que se dissiparam no clima de harmonia e confraternização, que foi a tônica do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas