LIMPEZA TAMBÉM É CULTURA



Recebemos do amigo e colaborador do COCAR, o Geólogo Adson Brito, um e-mail, no qual o remetente externa a sua preocupação com a limpeza da cidade de Arcoverde. Pode-se até indagar, mas o que o COCAR tem haver com questões relativas à limpeza urbana?

É exatamente sobre a conexão entre a cultura e a preservação do patrimônio arquitetônico e dos espaços públicos da urbe que Adson foca as suas considerações. Solicita, inclusive, que o COCAR assuma a bandeira de provocar a discussão com a sociedade civil sobre formas de mantermos a nossa Arcoverde mais limpa, mediante uma campanha que batizou de LIMPEZA TAMBÉM É CULTURA.

É bom que se diga que o nosso conterrâneo alertou não se tratar de uma manifestação político-partidária, mas de política cultural e de cidadania. O COCAR, em absoluto, poderia deixar de veicular em seu blog essa legítima preocupação de um Arcoverdense, hoje domiciliado em Teresina (PI), mas que não deixa de se preocupar com sua terrinha, deixando-nos felizes por demonstrar que vê o COCAR como um dos legítimos defensores da cultura e da memória da Terra do Cardeal. 

Iniciamos a campanha com a publicação dessa matéria e nos colocamos à disposição dos leitores para debater essa importante questão.

Vejam na íntegra as duas mensagens de Adson Brito.

__________________________________________________________________________________
Prezado e amigo Kleber
 
Passei uma semana em Arcoverde e foi com tristeza que constatei, que a cidade está muito suja, com lixo em todo lugar. Aprendi que limpeza, preservação de praças, bibliotecas, igrejas, coretos e qualquer monumento que retrate a história de uma cidade é cultura e mostra a educação de seu povo. Não há futuro sem passado. Portanto, sinto na obrigação de sugerir e ao mesmo tempo de cobrar, como arcoverdense, que ocorra um resgate da cidade como um todo. Desta forma, entendendo o COCAR como representativo da cultura e da memória de Arcoverde, levo a sugestão que se inicie a seguinte campanha: "Limpeza também é Cultura" onde músicos, poetas, politícos, a sociedade civil organizada discuta em forum ( que pode o "sítio do Cocar") maneiras de deixar a cidade mais limpa,  preservada,  mais agradável aos municípes e aos visitantes, que vindo em busca dos ares culturais também tivesse a satisfação de ver um município que cuida de seu patrimônio.


Um abraço fraternal do amigo, que mesmo longe, ama essa terra, minha terra, meu ARCOVERDE querido.

Adson Brito
 __________________________________________________________________________________

Prezado Kleber

Esta é uma campanha político cultural e não político partidário, onde apenas os interesses meramente eleitorais do momento falam mais alto. Não tenho domicílio eleitoral em Arcoverde, nem tenho militância em quaisquer partido. Não estou contra a atual prefeitura nem contra os opositores, apenas estou a favor de minha cidade. O problema não é apenas administrativo é também educacional e cultural, bem acima de questões pequenas que geralmente afloram durante uma campanha eleitoral. Portanto, a consciência de preservação da nossa história e da necessidade de uma cidade limpa é responsabilidade de todos, poder público e sociedade civil organizada. Desta maneira, o meu texto pode ser usado se a natureza política cultural e educacional sobrepor a natureza política partidária e eleitoral. 

Um abraço fraterno e amigo

Adson Brito
___________________________________________________________________________________


Comentários

Postagens mais visitadas