FESTIVAL PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL NO MOXOTÓ, INCERTEZAS E INDEFINIÇÕES


Embora estejamos a apenas três semanas da data marcada para a abertura do Festival Pernambuco Nação Cultural - FPNC no Sertão do Moxotó, dia 15/11, não se tem ainda informações mais consistentes acerca do formato do evento.

Fala-se, pasmem, até da possibilidade de cancelamento ou adiamento do FPNC-Moxotó. O COCAR menteve no dia de ontem contato telefônico com representante da Secretaria de Cultura, o qual foi enfático ao afirmar que a viabilização do Festival para o período agendado está a depender de negociações da Secretaria de Cultura com a cúpula do Governo Estadual, para solucionar aspectos relativos ao orçamento necessário à realização dessa ação cultural.

Essa indefinição tem provocado uma certa descrença por parte da classe artística e da população da região envolvida, que, diante da falta de informações, começa a duvidar da realização do FPNC, que é visto por todos como excelente oportunidade de ganho para a cultura e turísmo locais, bem como para a geração de renda para a cadeia produtiva da Região, principalmente para os que fazem cultura.

A perspecitva de realização do Festival veio à tona após intensa mobilização em Arcoverde, na qual houve a circulação de um abaixo-assinado e diversas manifestações na Câmara de Vereadores.

No dia 18 de agosto, foi anunciada, enfim, a vinda do FPNC para a nossa Região. O anúncio foi feito em reunião realizada no Recife, na qual estiveram presentes o Secretário de Cultura de Pernambuco, o Presidente da FUNDARPE, o Secretário de Turismo de Arcoverde, Vereadores e representantes da comunidade cultural arcoverdense. 

momento do anúncio do FPNC no Moxotó

Temos certeza que prevalecerá a sensibilidade cultural do Governo do Estado, mantendo-se, para o período previsto, a realização desse Festival, que é uma antiga aspiração da população moxotoense, a qual, apesar da riqueza da sua cultura, nunca foi contemplada com evento do gênero.

Aguarda-se com ansiedade que nesses dias representantes da Secretaria de Cultura/FUNDARPE convoquem reunião com representantes dos municípios interessados e com a comunidade cultural, de modo que seja definida o quanto antes a grade de programação desse evento tão aguardado no Sertão do Moxotó.


Comentários

Postagens mais visitadas