COMUNIDADE DE ARCOVERDE RECEBERÁ CAPACITAÇÃO SOBRE SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA




Dia 21/10, em local a ser confirmado, será realizado para gestores públicos e a comunidade cultural da cidade de Arcoverde uma capacitação para subsidiar as discussões que vêm ocorrendo em prol da criação do Sistema Municipal de Cultura - SMC de Arcoverde.


Por solicitação da Prefeitura de Arcoverde, Teca Carlos, especialista no assunto, foi indicada pela FUNDARPE para ministrar o treinamento. A iniciativa visa trazer aos arcoverdenses conhecimentos acerca da formalização e implementação do sistema de cultura, que tem como estrutura básica:

- Órgão Gestor de Cultura;
- Conselho Municipal de Política Cultural;
- Conferência Municipal de Cultura;
- Plano Municipal de Cultura; e
- Fundo Municipal de Cultura.


A criação do SMC é uma antiga aspiração da população de Arcoverde, cuja esperança é de que essa ação venha acarretar na efetiva implementação de políticas públicas na nossa cidade.


Outro aspecto do SMC sempre ressaltado é que a liberação de recursos para a cultura local por parte da União e do Estado tende a ficar condicinada à existência de um Fundo Municipal, que receberá diretamente as quantias liberadas. Arcoverde, portanto, não pode ficar de fora dessa configuração de financiamento cultural.


Cabe a sociedade organizada, em especial os setores da cultura, participar ativamente desse processo, que culminará em grande avanço para toda a comunidade, que passará a ter benefícios, dentre outros, na produção, difusão e fruição de produtos culturais.

Comentários

Postagens mais visitadas