ALEXANDRE DIAS, UM EXEMPLO DE AMOR À CULTURA

Esse é um dos homenageados da VI edição do Projeto Sextas Feiras Culturais.

Nasceu no povoado de Piedade do Ouro, Município de São José do Egito. Filho de agricultores, trabalhou com os pais até os 20 anos. Naquele período, para ajudar no sustento do família, desenvolveu as atividades de pedreiro, barbeiro e alfaiate. Atuou ainda no setor de comércio nas cidades de Campina Grande e Natal.

Em 1952, muda-se para Arcoverde, onde trabalha em diversos estabelecimentos privados. Dois anos depois, ingressa no DNOCS, sendo transferido para a cidade de Ouricuri para administrar a construção do Açude Tamboril. Ali faz grande amizade com o Engenheiro David Camacho Tangerine, que veio a falecer em virtude de acidente automobilístico próximo ao canteiro de obras. Esse fato causou muito sofrimento ao nosso homenageado.

No DNOCS, o Sr. Alexandre permaneceu até a aposentadoria. Naquele órgão exerceu inúmeras funções, tendo sido considerado um servidor exemplar. Apesar das adversidades que o trabalho lhe impunha, resolveu retomar os estudos, fazendo inicialmente o Madureza e na sequência, o curso Científico no Colégio Cardeal Arcoverde. Depois ingressou na Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde, onde cursou licenciatura curta em Ciências Físicas e Biológicas. Após a sua aposentadoria, em 1985, voltou aos bancos do ensino superior para cursar licenciatura plena em Biologia também na Faculdade de Arcoverde.

Nessa época, inicia sua trajetória na literatura, com a publicação de crônicas no Jornal de Arcoverde, fato que o levou a colocar em prática o antigo sonho de escrever livros, tendo até o presente publicado 8 obras e atualmente está com um livro em fase de finalização.

Obras de Alexandre Dias:

1993 – Meu Mundo Interior – Poesias
1997 – Estórias que o Povo Conta – Crônicas Pitorescas
1998 – Nostalgias – Poesias
2002 - Estórias que o Povo Conta II - Crônicas Pitorescas
2003 – Sombras do Passado – Romance
2005 – Eflúvios das Lembranças – Poesias
2007 – Encontro com o Passado – Crônicas
2008 – Encontro com o Passado II – Crônicas
2011 – Sombras do Passado II – Crônicas (em finalização)

Em 27 de setembro de 1999, recebe da Câmara de Vereadores o título de Cidadão de Arcoverde.

Recebeu, em 11 de setembro de 2003, o Prêmio Expressão de Arcoverde, no segmento Literário, homenagem concedida pela Câmara de Vereadores, AESA e Associação Comercial.

Foi lembrado em vários eventos culturais como a Feira de Ciências do Colégio Carlos Rios e no Lions Clube. O SESC organizou a dramatização do seu Livro Eflúvios de Lembranças, com elogiadas apresentações em hotéis e escolas da cidade.

No dia 20 de  novembro de 2009, durante o lançamento do Coletivo Cultural de Arcoverde, o Sr. Alexandre participou como grande homenageado do evento.

O COCAR espera em breve participar do lançamento e divulgação do novo livro do nosso querido Alexandre Dias.

Comentários

Postagens mais visitadas