FELIS MANTÉM A RESISTÊNCIA DA CELEBRAÇÃO DA LITERATURA NO SERTÃO

Com força e determinação de transformar desafios em oportunidades, a 5ª Edição da Feira Literária do Sertão - FELIS encerrou neste domingo, 29 de outubro, após quatro dias de celebração da literatura, cultura e resistência. Realizada na Praça Winston Siqueira, o evento foi organizado pelo Coletivo Cultural de Arcoverde – COCAR em parceria com o Conecta Negócios.

Este ano, a FELIS foi um grande exemplo de como a paixão pela literatura e cultura pode superar obstáculos significativos. Sem o apoio de grandes parceiros, mas impulsionada pelo entusiasmo incansável de muitos, a feira se transformou em um oásis literário e acolheu cerca de duas mil pessoas por dia. Desde crianças a adultos apaixonados pela palavra escrita, todas as idades estiveram representadas, o que tornou o evento verdadeiramente inclusivo.

A Felis já se incorporou definitivamente à programação cultural do Sertão Moxotó. Os escritores, artistas, artesãos, estudantes, professores, livreiros e trabalhadores da cultura veem a Feira como uma conquista que deve ser preservada e ampliada.”, enfatizou emocionado Sr. Antônio, proprietário do Sebo Cultural de São José do Egito, que esteve em todas as edições da Feira.

Ao longo dos três dias, a Praça Winston Siqueira foi palco de uma série de atividades, desde lançamentos independentes de livros até performances artísticas e rodas de conversa. Além disso, a FELIS se estendeu para além da praça, com oficinas realizadas em escolas locais e a FELIS Gatrô, que transformou restaurantes da cidade em cenários literários.

Um dos momentos mais memoráveis foi a participação ativa do público com a criação de momentos espontâneos e autênticos. Desde a presença da FELISINHA (versão infantil da feira) até cortejos de samba de coco, a interação entre artistas, escritores e o público foi um testemunho do poder unificador da literatura. Houve até a exibição do filme “Miró: Preto, Pobre e Periférico”, do cineasta Wilson Freire, que retrata o poeta Miró da Muribeca.

"Estamos emocionados com esses momentos que apenas fortalecem a essência da FELIS. Quem sabe no próximo ano não teremos uma reedição do Cine Felis? Tivemos inúmeros lançamentos de livros, performances artísticas, cultura popular, teatro, música e oficinas, tudo criado e compartilhado com paixão e dedicação", ressaltou Kleber Araújo, um dos diretores do COCAR.

A FELIS 2023 foi possível graças ao apoio da Prefeitura de Arcoverde, das Secretarias de Cultura, Educação, Turismo e Eventos, Edupe, Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde-Aesa, Livraria Lira Cultural, Restaurante La Sebastiana, Caravana Rogaciano Leite, Neuroimagem, AP Net Provedor e Casa Rodrigues.

Outro ponto de destaque da Feira foi a parceria com o Projeto Caravana Rogaciano Leite, idealizado pela filha de Rogaciano, Helena Leite, e pela artista Kelly Rosa, que, em estande especial, celebrou os 100 anos do nascimento do Poeta

"Estamos profundamente orgulhosos de toda resiliência e dedicação, e é por isso que queremos expressar nossa mais profunda gratidão a todos que colaboraram com o evento. A FELIS não é apenas uma feira literária; é um evento de integração, conhecimento, uma experiência que incentiva a leitura e celebra nossa identidade cultural", concluiu Araújo.

Algumas imagens da FELIS

 

Estudantes visitam à FELIS

Estande da Caravana Rogaciano Leite

Oficina com o Mestre Assis Calixto

Leitura no espaço infantil

Lançamento de Livro

Clayton Barros

Felipe Morais

Apresentação infantil

Kelly Rosa

FOTOS: AMANNDA OLIVEIRA


Comentários

Postagens mais visitadas