COCAR DIVULGA BALANÇO DA FELIS



Poeta Marcus Nascimento faz performance durante a FELIS

A III Feira Literária do Sertão encerrou na noite deste domingo (27/10) em clima de apoteose, com a apresentação do Coco Trupé de Arcoverde que animou o público na Praça Winton Siqueira (Arcoverde-PE) até às 22:30 horas.

A FELIS, uma realização do COCAR – Coletivo Cultural de Arcoverde, da Companhia Editora de Pernambuco – CEPE e da Fundação Gilberto Freira, integra o Circuito Cultural de Pernambuco e se consolida como um dos eventos literários mais importantes do interior pernambucano.

Nos quatro dias de evento aconteceram oficinas, lançamentos de livros, rodas de diálogos, palestras, exposições, intervenções poéticas, festival de violeiros, teatro, lançamento de CD, mostra de música, shows musicais e apresentações de cultural tradicional.

A FELIS – 2019, que teve como tema Literatura, Preservação e Memória, permitiu acesso gratuito em todas as atividades e foi montada em praça pública com arena cultural (palco) e espaço infantil, este denominado de Felisinho. A vertente gastronômica do evento, a Felis Grastrô, contou com a participação de sete restaurantes da Cidade, que elaboraram pratos alusivos à Feira.

Participaram da Feira como palestrantes, artistas, arte-educadores, músicos, atores, escritores e poetas cerca de 300 pessoas, nas mais de 50 atividades ocorridas durante o evento. Pode-se destacar ainda a presença de cerca de 20 entidades educacionais, desde estudantes do ensino fundamental até universitários.

A organização do evento estiva que passaram pela Praça Winston Siqueira nos quatro dias de evento cerca de quinze mil pessoas, não havendo dúvida de que a comunidade arcoverdense e da Região se envolveu intensamente na Feira Literária. Um aspecto a ser observado é a participação das escolas Municipais, estaduais e privadas durante o evento. Na sexta (25), pela manhã, tivemos cerca de 800 estudantes, que participaram de contação de histórias, do Projeto Outras Palavras, além de visitarem os estandes e conversarem com escritores.

Depoimentos de expositores mostram de que a FELIS foi um sucesso de visitação e que comercialmente é um evento com excelente potencial. Antônio do Sebo, proprietário do Sebo Cultural de São José do Egito, participante de todas as edições da Feira, afirmou: “A FELIS é um dos eventos mais importantes para a literatura em Pernambuco e as vendas este ano foram bem melhores que a dos anos anteriores”.

Para os realizadores, a FELIS, que já faz parte do calendário de eventos do Município de Arcoverde, é uma feira de grande relevância cultural, turística e comercial e deve continuar a ser realizado anualmente como ponto de destaque do Circuito Cultural de PE.


ATIVIDADES DA FELIS


I) OFICINAS:

a) Noções de Restauro e Encadernação

Ministrada por Jadson Bezerra, foi um dos destaques da Feira, onde gestores de bibliotecas e estudantes puderam pela primeira vez se apropriar de um assunto tão pertinente nos dias de hoje, que é a preservação da memória, mediante o aprendizado de técnicas de manutenção de acervo bibliográfico, seja público ou privado. Sobre este momento falou a gestora  da Biblioteca Municipal, Clecilda Lucena: “ vai ser muito útil aqui pra biblioteca, pois até então não sabíamos como lidar com livros rasgados e danificados. Agora temos uma noção, a partir da qual vamos nos aprimorar e passar a usar o conhecimento dentro de nossa biblioteca”

Ao final da Oficina, os alunos se mostraram satisfeitos com o resultado alcançado e solicitaram mais uma imersão no tema, desta vez com maior aprofundamento.

b) Fabrincando

Pelo segundo ano consecutivo, a Oficina Fabricando, realizada pelo Coletivo Riso da Terra, conseguiu unir o lúdico à leitura para o público infantil, mediante o desenvolvimento de brincadeiras que aguçaram a imaginação e promoveram intensa interação entre os participantes.

c) Brincadeiras Populares

Realizada pelos alunos do Curso de Pedagogia da AESA – Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, constituiu-se em oportunidade única para muitas crianças tomarem conhecimento de brinquedos e brincadeiras esquecidas, mas que ganham vida nova quando são hoje apresentadas, o que permite a preservação de costumes do lugar.

II) EXPOSIÇÃO

Realizada pelo Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, a “Exposição Memória” trouxe mapas, plantas da Região, registros jornalísticos e fotos, e recebeu ampla visitação, sobretudo do público juvenil. Certamente esta Exposição despertou o sentimento da importância da memória na formação do cidadão.

III) DIALÓGOS

Os diálogos realizados durante a FELIS tiveram excelente repercussão, tanto em relação à qualidade dos participantes, quanto aos temas trabalhados, onde o mote Literatura, Preservação e Memória, serviu como fio condutor para chamar atenção do público presente para a importância do tema da Feira. Por vezes os convidados tiveram suas falas interrompidas pelas palmas, como foi o caso dos diálogos “Alimentação e Identidade”, com o chef Cesar Santos e o jornalista Bruno Albertim, e “Audiovisual e Literatura”, conduzido pelo roteirista Nelson Caldas e a cineasta Katia Mesel.

IV) PROJETO REPENTE-RAP-SLAM

Unindo gerações e, sobretudo, estilos e formas de se conectar através da oralidade, este momento da FELIS trouxe ao palco artistas que cantaram/declamaram poemas que exaltam o cuidado com a história e a preservação da identidade de um povo.

V) PROJETO MAMA

A Mostra Arcoverdense de Música Autoral - MAMA trouxe a cena 13 músicos que apresentaram composições inéditas e criaram um clima de cumplicidade e companheirismo no palco. A MAMA serviu para retratar e registrar o momento musical vivenciado atualmente em Arcoverde.

VI) ESTANDES

Mesmo com a dificuldade diante da falta de tempo suficiente para articulação por parte dos organizadores, a maioria dos expositores saiu da Feira extremamente satisfeitos, relatando ampliação de vendas em relação ao ano anterior, como foi o caso da Editora Coqueiro, Sebo Cultural de São José do Egito, da Livraria Lira Cultura, e do expositor de “Fanzines”.

VII) LANÇAMENTOS DE LIVROS

Foram lançados na FELIS seis livros e um CD com poemas e cantigas.

As obras foram lançadas em meio a excelente público, o que demonstrou ótima aceitação da comunidade pelo material apresentado. Marcus Nascimento, autor do Livro “Teorias de um Louco”, fez durante sua performance a seguinte fala “...ano passado estive aqui na Feira como espectador e nunca pude imaginar que estaria hoje aqui como autor num lançamento para um público tão sedento por leitura, agora tomei gosto e esse será o primeiro de muitos que vem por aí...”.

Irailda Leandro (Lembranças dos Caminhos e Descaminhos das Escolas na Vida das Mulheres Negras de Buíque, PE, 1980-1990) falou: “ fiquei bastante lisonjeada pelo convite e nunca imaginei falar de um tema tão importante para uma plateia igualmente importante que são as mulheres da minha terra (durante o Dialogo,  Mulher e Literatura- Leituras e Diálogos de Enfrentamento e Resistência)

IX) FELIS GASTRÔ

Trabalhando culinária e literatura, sete restaurantes da Cidade participaram da FELIS e já manifestaram interesse em participar na próxima edição, diante da grande repercussão que ação teve na Região.

Amanda, Proprietária da CENTRAL DELICATESSEN, afirmou que a participação na Felis Gastrô serviu pra consolidar a imagem do seu empreendimento e acima de tudo alavancar suas vendas com o prato criado especialmente para Feira. Mariana Britto, proprietária do Restaurante EMPÓRIO DO CORDEIRO, declarou ter tido um saldo extremamente positivo com o evento, pois além do crescimento no número de clientes durante o período, a ação despertou a necessidade de aprimoramento e aprendizagem de técnicas na sua área de atuação.

X) FELISINHO

No polo infantil tivemos atividades de contação de história, música, teatro, diálogos, brincadeiras, sempre com um bom público e, tendo contado com a participação de arte-educadores locais e de outras cidades, inclusive da Capital, além de apresentações das escolas de Arcoverde e de grupos infantis de cultural tradicional.


CONCLUSÃO

O COCAR avalia que a III FELIS foi um sucesso. Tivemos nesta edição um excelente incremento de público, tendo a Feira provocado grande repercussão, não só em Arcoverde, mas também nas cidades vizinhas. A presença expressiva do público estudantil deixa o Coletivo muito esperançoso de que suas ações de incentivo à leitura, das quais a FELIS é a principal, são a chave para a formação de cidadãos conscientes de que a leitura é fator imprescindível ao crescimento pessoal e intelectual.


foto: acervo COCAR


Comentários

Postagens mais visitadas