CIDADE DA PEDRA SERÁ CENÁRIO DE UM DOS FILMES CONTEMPLADOS NO FUNCULTURA



Severino Dadá (de gravata) ao lado de Rocky Lane no Serviço de Alto Falantes Bandeirante
A Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) anunciaram, na última terça-feira (5), a relação dos projetos selecionados pelo 9º Edital do Audiovisual de Pernambuco (Funcultura 2015/2016). Nesta edição, foram disponibilizados R$ 19,9 milhões para os trabalhos eleitos.

Em Arcoverde, o único projeto aprovado foi o “Cine Junta Tribo”, da Associação Urucungo, na categoria desenvolvimento do cineclubismo. O projeto contemplado tem por objetivo de realizar sessões cineclubistas e já havia sido contemplado no edital anterior, o que demonstra que é uma iniciativa que deu certo e cumpre o seu papel de difundir a linguagem cinematográfica no Município.

Outro projeto aprovado que, embora seja vinculado a produtor cultural da Região Metropolitana do Recife - RMR, causará grande impacto em Arcoverde e na vizinha Pedra é o curta metragem "A Nave de Mané Socó", dirigido pelo cineasta Severino Dadá.

Esse filme será totalmente executado na cidade da Pedra, devendo ser rodado ainda este ano e certamente contará com atores da Região no seu elenco, assim adiantou o Diretor em conversa exclusiva com o COCAR.

Segundo Severino Dadá, que reside no bairro da Glória no Rio de Janeiro, este projeto é a realização de um antigo sonho, cujo principal aspecto é "divulgar os sons, os costumes, a cultura popular, a religiosidade da nossa gente e as tradições, soando como um canto de amor e homenagem à terra querida, a Pedra".

Por suas palavras já se percebe que o Diretor é natura da Pedra. Ele mudou-se ainda adolescente para Arcoverde, onde adquiriu o gosto pela sétima arte, assistindo, ele revela, todos os filmes que passavam nos cinemas da cidade. Era conhecido na época como a enciclopédia do cinema, já que memorizava com detalhes os enredos, os elencos e até a música dos filmes a que assistia.

Dadá de Cravo, como era conhecido na época, foi também radialista, primeiro no Serviço de Alto-Falantes Bandeirante e depois na Rádio Cardeal. Devido a sua militância política no movimento cultural, foi perseguido pela Ditadura Militar e acabou migrando para o Rio de Janeiro.

Na cidade maravilhosa, não tardou a se enturmar com pessoas ligadas ao cinema e acabou conseguindo trabalho em montagens cinematográficas, onde aprendeu o ofício de montador. Tornou-se amigo de grandes diretores do cinema nacional como Nelson Pereira dos Santos, Rogério Sganzerla, Neville D´Almeida, Geraldo Sarno, Octávio Bezerra, dentre outros, e, nessa época, pela sua desenvoltura e sensibilidade na profissão ganhou o apelido de "Cangaceiro da Montagem".

Severino Dadá foi o primeiro pernambucano a ser premiado com o Kikito no Festival de Gramado, pela montagem do filme "Nem Tudo é Verdade". Tem também no seu currículo uma premiação no Festival Internacional de Cinema de Havana (1996), como montador e editor de som, no longa metragem Corisco e Dadá do cineasta cearense Rosemberg Cariry. A sua assinatura consta em mais de trezentas obras, nas funções de montador e editor de som, num espectro de realizadores que vai de Nelson Pereira dos Santos, passando pelo cearense Rosemberg Cariry e indo até o boliviano Jorge Sanjinés, tendo registros desde o cinema marginal até o cinema ligado às causas sociais.

Dadá tem interagido também com a vanguarda cinematográfica brasileira, tendo efetuado montagens em filmes do seu filho, o jovem cineasta André Sampaio.

Pelo conjunto de sua obra, em 2009 foi homenageado no 2.º  Festival de Cinema de Triunfo/PE e, nos meios da cinematografia, é considerado um ícone quando se fala em montagem.

Dadá se diz muito instigado em realizar este curta na sua terra natal e fala que está ávido por vir comer um sarapatel com cerveja gelada na feira da Pedra.


Veja aqui a lista completa dos projetos selecionados no Funcultura Audiovisual.

Foto: Acervo da Casa Jonas Moraes

Comentários

  1. Parabéns Dadá!
    Estamos finalizando "Uma balada para Rocky Lane" no qual você tem participação destacada.
    Desde já obrigado pela honra da sua participação.
    Djalma Galindo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas