MÚSICA PERNAMBUCANA PERDE UM DE SEUS MAIORES EXPOENTES

João Silva em homenagem prestada pelo COCAR


A música brasileira fica mais pobre com a partida do cantor e compositor João Silva. Ontem, 06/12, o seu corpo foi encontrado no apartamento onde residia no Bairro de Boa Vigem, na capital Pernambucana.

João Leocádio da Silva, natural do distrito das Caraíbas, iniciou-se musicalmente em Arcoverde, de onde migrou para o Sudeste e ali construiu uma exitosa carreira, que o coloca como um dos compositores brasileiros mais gravados. Para se ter uma idéia, a sua canção "Prá não Morrer de Tristeza", conhecida como o hino da boemia brasileira, é um hit que recebeu inúmeras gravações, desde artistas da região até o festejado Nei Matogrosso. Mas o maior mérito de Seu João é ter sido o compositor mais gravado por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

João Silva em 2012 foi agraciado pela Câmara de Vereadores de Arcoverde com a Medalha de Honra ao Mérito Cardeal Arcoverde, pelo valor que representa para a cultura da nossa cidade, ano em que foi homenageado no São João arcoverdense. Também foi um dos agraciados, em 2012, no Concurso Público de Registro do Patrimônio Vivo do Estado, promovido pelo Governo de Pernambuco, através da Fundarpe e da Secretaria de Cultura. A indicação de João Silva nesse certame foi promovida pelo COCAR - Coletivo Cultural de Arcoverde.

O compositor teve mais de mil música gravadas por vários artistas e os seus maiores sucessos são Prá Não Morrer de Tristeza, Pagode Russo, Danado de Bom, De Fi a Pavi, Forró de Cabo a Rabo, Nem se Despediu de Mim, Sanfoninha Choradeira, Deixa a Tanga Voar.

João teve a sua vida contada no livro “Mestre João Silva - Pra Não Morrer de Tristeza” de autoria do escritor bodocoense José Maria Marques, onde está retratada toda a trajetória artística do compositor arcoverdense.

Aos 78 anos, João Silva continuava compondo rotineiramente e preparava um novo trabalho para ser lançado em 2014. A cidade de Arcoverde está de luto pela partida de mais um filho ilustre.

O corpo está sendo velado na Câmara de Vereadores do Recife e o sepultamento ocorrerá em Arcoverde, onde o corpo chegará no amanhã pela manhã. O cortejo sairá da Câmara de Vereadores às 11 horas para o Cemitério do São Miguel.

Comentários

Postagens mais visitadas