PELA PRIMEIRA VEZ ARCOVERDE É ESCOLHIDA COMO CIDADE POLO DO CARNAVAL DE PERNAMBUCO

Secretários de Estado anunciam a programação carnavalesca

Contrariando as expectativas, a cidade de Arcoverde foi escolhida para ser um dos pólos de animação do carnaval promovido pelo Governo do Estado. Isso vem ao encontro dos anseios de grande parcela da população arcoverdense que quer ter de volta as épocas áureas em que o nosso carnaval representava uma das festas mais animadas do calendário cultural da cidade.

 O Governo do Estado de Pernambuco lançou nesta terça-feira (17) a Convocatória para o Carnaval 2012. Como forma de propiciar ainda mais a integração das políticas de cultura e de turismo do Estado, a realização da festa será uma ação conjunta das secretarias da Casa Civil, Cultura/ Fundarpe e Turismo/ Empetur. O objetivo da Convocatória é promover a circulação de artistas, bandas, orquestras e agremiações carnavalescas nas quatro macrorregiões do Estado de Pernambuco, com apresentações nas seguintes cidades polo: Águas Belas, Arcoverde, Belém do São Francisco, Bezerros, Catende, Goiana, Ipojuca, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Paudalho, Pesqueira, Petrolina, Salgueiro, Surubim, Tamandaré, Timbaúba, Trindade, Triunfo e Vitória de Santo Antão. “A convocatória, além de estabelecer um processo mais transparente e democrático de construção da grade de atrações, garante a valorização das matrizes do carnaval do Estado”, explica o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.

A partir desta quarta-feira (18) até o dia 25 de janeiro, artistas e produtores culturais de todo o país poderão apresentar suas propostas nas modalidades: Atração Nacional, Atração Estadual, Cortejos Carnavalescos e Orquestras Itinerantes de Frevo. “A inclusão dos cortejos carnavalescos e orquestras itinerantes fortalecem e incrementam o carnaval de rua, de chão, que em muitas cidades vem perdendo força. O Governo do Estado, como indutor da política cultural, deve promover o carnaval em todas as suas dimensões”, explica o secretário de Cultura, Fernando Duarte.

As propostas serão habilitadas e selecionadas por uma comissão formada por sete pessoas: três da Secretaria de Cultura/ Fundarpe, três da Secretaria de Turismo/ Empetur e uma da Casa Civil. A escolha das propostas levará em consideração o mérito artístico de cada atração que, por sua vez, será distribuída de acordo com o perfil cultural de cada cidade polo. O Governo do Estado reservará uma cota de 20% do total da programação para artistas e grupos convidados.

As inscrições serão feitas do Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, das 9h às 18h. Sábado e domingo, das 9h às 13h. O resultado da Convocatória será no dia 30 de janeiro. O edital da convocatória está disponível nos sites www.setur.pe.gov.br e www.fundarpe.pe.gov.br.


Cabe aos artistas, brincantes e produtoes culturais de Arcoverde apresentarem suas propostas de modo que sejam contemplados com apresentações durante o Carnaval 2012.

fonte: FUNDARPE

Comentários

Postagens mais visitadas