Em Sertânia - Mostra Literária celebrando a obra do poeta Alcides Lopes de Siqueira

No ano que a Escola Professor Jorge de Menezes completa 75 anos de existência com uma vasta programação. É o educandário mais antigo não só em Sertânia, mas um dos mais antigos da Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema, e hoje apresenta várias boas noticias. Além  de  passar a ser uma Escola de Referência em Ensino Fundamental II , funcionando em regime semi-integral,  já em 2022, um projeto ainda em 2021  vai promover a leitura e a literatura sertaniense, dentro das dependências da escola e fora dela, integrando a comunidade.

Trata-se da "Mostra Literária Alcides Lopes de Siqueira - O Doutor da Poesia", realizada pela Biblioteca Escolar da EPJM- Escola Professor Jorge de Menezes, sob a  Coordenação do poeta e professor Josessandro Andrade. Alcides Lopes de Siqueira nasceu em Sertânia-PE, médico, membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, poeta , contista e ensaísta. O escritor sertaniense, conhecido como o Doutor da Poesia, foi vencedor de Concursos de poesia da Academia Brasileira de Letras  e da Federação das Academias de Letras do Brasil. Sua Poesia tem sua qualidade ressaltada por estudiosos do quilate de Evanildo Bechara. Foi fundador do Movimento Armorial com Ariano Suassuna. Publicou os livros de poesia "Espelho De Três Faces", "Abelhas e Rosas", e "O Tempo do Adadá", além de  contos “Paisagens Anteriores”. 

A ação é dividida em várias etapas , sendo a primeira  a distribuição de cartazes de arte visual nas dependências de escolas de Sertânia , com referências a poemas do autor e  pequena biografia, com as ações: #Poesiaemsaladeaula, #Poesiaemmural, #Poesiaemrefeitorio, #Poesiaembanheiro, #Poesianabiblioteca, #Poesianojardim, #Poesiaemonibus, em locais da cidade que tenham grande circulação de pessoas,  numa verdadeira campanha  de popularização da poesia de Alcides Lopes de Siqueira.

Em seguida, haverá a circulação de vídeos  e áudios de poemas de Alcides Lopes recitados pelo aluno Thalysson Andrade pelas redes sociais e blogs culturais, além de rádios e outros canais de comunicação.

Colaboração: Josessandro Andrade
 


 

Comentários

Postagens mais visitadas