ARCOVERDE HOMENAGEIA O MÚSICO CIÇÃO



O COCAR – Coletivo Cultural de Arcoverde realizará neste sábado (05/08/2021) evento que reverencia Cição pela sua contribuição à música Arcoverdense. A festa, denominada “O Som de Cição”, acontece na Praça Winston Siqueira a partir das 17h e contará com a presença do próprio Cição e de várias participações especiais, além de um momento dedicado à lendária Banda Nova Dimensão.

“Cição é um patrimônio da música de Arcoverde”. É assim que os conterrâneos se referem a Cícero José da Silva, multi instrumentista, cantor, compositor e professor de música, nascido em Arcoverde e que atua na cena artística local desde os anos 70.

O artista se interessou pela música ainda na adolescência, quando se deparou no Colégio Carlos Rios, onde estudava, com uma banda “Os Colegiais”. A partir desse encantamento, buscou aulas com o Mestre Ospício Tenório e, daí para frente, a música passou a ser sua principal atividade.

Destacou-se atuando em bandas da Região, tendo gravado vinis nos grupos Nova Dimensão e Som Bless Set, onde foram incluídas canções de sua autoria. Essas bandas marcaram época em Arcoverde e Região nas décadas de 70 e 80.

Como compositor, o artista participou de vários festivais e mostras de música, sempre apresentando repertório eclético que vai desde a seresta até o soul, passando pelo forró, samba e coco. Cição contabiliza mais de cem canções, compostas só e com parceiros, algumas gravadas pelo próprio e também por artistas da Região, como Lila, Dema do Acordeão, Fernando Mamede, Paulo Granja, Inácio Pé de Greia, dentre outros. Suas letras tratam de temáticas diversas como o romantismo, a natureza e as chamadas canções de protesto.

Também é um defensor dos direitos dos músicos e compositores, já tendo atuado como Delegado da Ordem dos Músicos do Brasil em Arcoverde.

Cição participa do Movimento Arcoverdense de Música Autoral, onde gravou a canção “Pra Eu e Você”, um lindo xote de sua autoria.

 

SERVIÇO

O que: Evento “O Som de Cição”

Quando: Sábado (04/08), a partir das 17h

Onde: Praça Winston Siqueira (Virgínia Guerra)

Quanto: Acesso gratuito, com couvert solidário


Arte: Gibbs Consultoria


Comentários

  1. Merecida a homenagens a esse ilustre arcoverdense, grande abraço !!

    ResponderExcluir
  2. Grande músico e grande figura humana!

    ResponderExcluir
  3. Justa homenagem! Artista talentoso e comprometido com as causas sociais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas