FELIS: LITERATURA, PRESERVAÇÃO E MEMÓRIA




A literatura como feira, feira livre, livre palavra, livre pensar!
Uma feira onde se expõe produtos cuja matéria é a palavra.


A poesia, o conto, o drama, a comédia, o repente, o romance, e de repente conta-se uma história, revolve-se a memória, preserva-se uma vida, em versos e prosas. 

A literatura é a junção do pensamento e da palavra escrita,
ela vai semeando conhecimentos, biografias, tratados, teses, letras de música, slam, cordel, trovas, ladainhas, rezas e enciclopédias. 

Primeiro vem a ideia, lá de dentro do juízo, depois a palavra dita ou escrita. São diversas as formas de escrever, os estilos, os gêneros, como são incontáveis os idiomas, os sotaques, as gírias, os alfabetos, as caligrafias.

Escrever é uma brincadeira de criar, as vezes fluido como um olho d’água inexorável, outras, um exercício de pensar, sofrido, obstinado, metódico, comprometido com suas verdades intimas.

A oralidade também cumpre sua parte, são histórias contadas, loas tiradas pelos brincantes, repentes, pelejas e aboios. Se perdem ao vento?
Não! São semeadas nos ouvidos atentos e brotam como novas ideias.
FELIS é a Feira Literária do Sertão.

FELIZES somos nós participantes, organizadores, curiosos, público, admiradores, patrocinadores e povo da região que tem a possibilidade de entender cultura como alimento da alma.


texto de Jean Carlos - Diretor de Produção da FELIS

Comentários

Postagens mais visitadas