COCAR DIVULGA NÚMEROS DA CAMINHADA DO FORRÓ DE ARCOVERDE



Forró toma conta das ruas de Arcoverde
Realizada no último 22 de junho, a  Caminhada do Forró mais uma vez é um dos destaques no São João de Arcoverde. O evento contou com a participação de grupos de cultura tradicional, banda de pífano, poetas, performances individuais e diversas vertentes da música junina, como o forró de rabeca, o tradicional pé-de-serra e samba de coco.

Levantamento efetuado pelo COCAR - Coletivo Cultural de Arcoverde, organizador do evento, dá conta que cerca de 30 (trinta) mil pessoas participaram do cortejo que seguiu pelas principais ruas do centro da cidade em direção ao CECORA - Centro Comercial de Arcoverde, local onde se realiza a principal feira do Município.
Kleber Araújo foi um dos animadores da Caminhada
 O cortejo foi puxado por sanfoneiros e percussionistas e pelo Grupo Chamego Quente, além de Sevy Nascimento, Kleber Araújo, Cícero Gomes e George Silva. Se fizeram presentes ainda as homenageadas do evento, Márcia Moura e Edilza Vasconcelos, professoras e incentivadoras da cultura tradicional, que participam da Caminhada desde a sua primeira edição. As duas personalidades da cultura de Arcoverde se apresentaram fantasiadas de cangaceiras, sendo seguidas por um bando de amigos e admiradores. 

Homenageadas recebendo o carinho do público
 A Caminhada de 2019 foi a mais animada de todas as nove edições, com o público cantando e dançando desde a concentração até a apoteose, que ocorreu no Centro Comercial de Arcoverde - CECORA, cujo gestor nos repassou a informação de que seguramente entre 10 e 11 mil pessoas assistiram às apresentações dos cantores Valdinho Paes e Wagner Carvalho que seguiram até as 17h, deixando o público com o sensação de "quero mais".

Vale frisar que durante o cortejo não foi registrado nenhum incidente, tendo o público da Caminhada, formado pelas mais diversas faixas etárias, brincado com muita paz e segurança.

A festança teve ainda um excelente desempenho do ponto de vista econômico com a comercialização de bebidas e comidas por vendedores ambulantes  e estabelecimentos do CECORA, que no dia da Caminhada tem uma movimentação bem acima dos dias de feira comuns. Registre-se ainda que mais de 100 artistas foram beneficiados financeiramente com a realização do evento.

O COCAR avalia que a IX Caminhada do Forró de Arcoverde cumpriu seu papel de levar para as ruas da Cidade Sertaneja importantes manifestações da cultura local e mais uma vez demonstra que se vale a pena investir em festejos que priorizem os artistas e os grupos vinculados ao ciclo junino.

A Caminhada do Forró contou com apoio da Prefeitura Municipal, que se envolveu no projeto através das Secretarias de Cultura, Desenvolvimento Econômico, Serviços Públicos, além da Arcotrans e do CECORA.  Também apoiaram o evento Fundarpe/Secult-PE, SESC, CEPE, BPM Comunicação e Rádio Muira-Ubi.

A Caminhada contou com patrocínio de Pitu, Hotel Cruzeiro, Casas Rodrigues, Hospital Memorial de Arcoverde, Líder Contabilidade, Escola Tico-Teco, Sicoob e Pague Menos Supermercado.

Em 2020, a Caminhada do Forró de Arcoverde completa dez anos e promete vir com novidades que propiciem aos arcoverdenses e turistas um evento com muito mais animação e harmonia.

Fotos: PC Cavalcanti

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas