CAMINHADA DO FORRÓ DE ARCOVERDE, TUDO PRONTO PARA O MAIOR CORTEJO JUNINO DO BRASIL



A Caminhada do Forró surgiu em Arcoverde, Sertão do Moxotó, no ano de 2011, quando um grupo de amigos, que ia à feira  para "tomar umas" e ouvir forró, decidiu contratar um trio de sanfona, zabumba e triângulo e sair pelas ruas entoando os clássicos da música do período junino.

O evento teve um excelente receptividade já naquela primeira edição e no São João seguinte já aglomerava mais de 500 pessoas. Hoje o cortejo é acompanhado por mais de 15 mil foliões juninos, dentre residentes e turistas, que aguardam ansiosamente o evento que é um dos pontos altos do concorrido São João de Arcoverde, fazendo parte, inclusive, do calendário turístico do Município.

A Caminhada em 2019 será realizada no dia 22 de junho (sábado) e tem concentração marcada para a partir 9:00h, na Rua Padre Roma, nas imediações da Escola Estadual Antônio Japiassu. Ali haverá a apresentação dos artistas Alberone Rabequeiro; Zé do Peba e Trio Catingueira, Sevi Nascimento; poetas e declamadores e um grupo de Samba de Coco, organizado pelo músico Valete Sena.

Às 13h, o cortejo sai pelas principais ruas da cidade, puxado por cerca de 80 músicos ao som do mais autêntico forró, seguido ainda por diversos grupos culturais da cidade. Um ponto de destaque no percurso é a saudação poética à Caminhada e aos Santos Juninos, que este ano será feita pelo poeta/declamador Diomam Avelino.

O cortejo junino chegará à feira do centro da cidade (CECORA), por volta das 15h, onde ocorre a apoteose do evento, com estrutura de barracas para venda de bebidas e comidas regionais,  além de apresentações de forró até às 17h.

Na sua nona edição à Caminhada homenageia Edilza Vasconcelos e Marcia Moura, professoras e incentivadoras da cultura no Município, que participam do cortejo desde os seus primórdios. A figura das homenageadas está estampada na camisa comemorativa do evento, que já se encontra à venda ao preço de 30 reais, incluindo uma caneca alusiva ao cortejo. A arte da camisa foi desenvolvida pelo artista plástico Sebastião Rodrigues

A Caminhada do Forró caracteriza-se como um evento democrático, sem cordão de isolamento, que arrasta os amantes do "São João tradicional" pelas ruas de Arcoverde num clima de total harmonia, descontração e irreverência, onde os participantes, muitos em grupos de familiares e amigos, preparam fantasias para participar da festança.

O evento é uma realização do COCAR - Coletivo Cultural de Arcoverde, com apoio da Prefeitura Municipal e da Secult/Fundarpe, CEPE, SESC, TV Asa Branca, Rádio Muira-Ubi, além do patrocínio de empresas amigas da cultura.



Comentários

Postagens mais visitadas