SERTÂNIA REALIZA FESTIVAL LITERÁRIO


O FLIS- Festiva Literário do Sertão é um evento que acontece há dez anos ,realizado pelo conjunto de entidades e coletivos culturais e literárias de Sertânia tais como ACORDES- Associação Cultural de Sertânia, SAPECAS- Sociedade dos Poetas, Escritores, Compositores e Artistas de Sertânia , Portal Casa dos Poetas , Jornal de Poesia Cabeça de Rato e Biblioteca da Escola Jorge de Menezes. Durante o evento acontecem debates, recitais, lançamentos, shows, oficinas, cortejos, etc. O FLIS se carateriza por ser voltado para os escritores da região do Sertão, buscando o intercâmbio entre os autores e leitores das diversas microrregiões sertanejas,voltando sempre seu foco para o entorno do público, contribuindo para aprofundar o reconhecimento de sua identidade cultural. Neste sentido, o Festival procura ser um espaço voltado para autoria e para as literações do Sertão Moxotó do Ipanema, enquanto Sertão das Letras e das Artes e suas respectivas cores locais. O Tema desta edição é Literatura , Diálogo e Respeito”.

A abertura será na Escola Professor Jorge de Menezes , dia 25 de outubro de 2017, a Palavra em Cena, com apresentação de seis peças teatrais da Escola de Referencia em Ensino Médio Olavo Bilac. O Palavra em Cena é um Tributo in memorian aos 25 anos da morte do poeta, compositor e dramaturgo Waldemar Cordeiro- O Gênio do Lirismo. No dia 26 de outubro ocorrerá IV Caminhada Poética de Sertânia a partir das 09 horas, com concentração e saída na Escola O Pequeno Príncipe, percorrendo a Avenida Agamenon Magalhães, reunindo poetas e escritores da cidade e região, além de alunos e professores das escolas públicas locais, que sairão declamando poemas pelas principais ruas de Sertânia . 

A Caminhada irá reverenciar a Memória do Poeta , compositor e músico Walmar Belarmino pelos vinte anos de sua partida. No período da tarde, a partir das 14 horas, haverá a I Feira do Livro sertanejo, com apresentações de trabalhos e projetos das escolas Jorge de Menezes( Literatura de Cordel, Valorização poética de Sertânia e Clube da Leitura, e EREMOB ( Recital de Vinicius de Morais e Bolero). O pastor Edson Soares falará sobre o Projeto Eu Gosto de Ler, bem como Exposição do SESC Arcoverde sobre a obra do poeta e escritor Carlos Alberto Cavalcanti, homenageado oficial do X FLIS, e professor do CESA (Arcoverde-PE).

Estandes da Livraria Casa Progresso (Monteiro PB), Livraria Cabras do Moxotó, Loja da SAPECAS e a Cordelaria Cordel de Sertânia para o Mundo compõem a Feira Literária que homenageia o Poeta Alcides Lopes de Siqueira, celebrando os 20 anos de falecimento do Poeta Alcides Lopes de Siqueira, O Menestrel Armorial, e acontece em frente a Casa dos Poetas, point principal da poesia da região, que possui um rico acervo poético e é palco de recitais, declamações e pequenos shows. 

No período da noite, a a partir das 19 horas, em frente a Casa dos Poetas teremos o Sarau da Resistência, homenageando poeta Jansen Filho (Monteiro-PB), com Recital de Poesia e Música que a participação dos talentos jovens Mané Galego(John) e Victor Gabriel (EREMOB), Emanuelly Dantas e Jaciel Bezerra (EPJM) , João Carlos Jansen Filho (Homenageando o seu tio avô Jansen Filho), poetisas do LiteraCariri (Coletivo da UEPB- Universidade Estadual da Paraiba), Zé Luiz e Candeeiro Encantado, Thayana Campos, (Monteiro-PB), ), Irasson Bezerra (Arcoverde-PE), Túlio Araújo (Arcoverde-PE), Leandro Vaz, (do Núcleo do Laboratório de Autoria Literária do SESC), Genival Poeta(Pesqueira-PE) e Kleber Araújo (Coletivo Cultural de Arcoverde-COCAR), Poetas da SAPECAS-Sociedade dos Poetas, Escritores, Compositores e Artistas de Sertânia , Wilson China( Lajedo-PE), Paulo Melo (Garanhuns-PE), Roberto Lopes (Sertânia-PE / Fortaleza-CE).

O FLIS foi vencedor do Prêmio Nacional Viva a leitura, 2009, dos Ministérios da educação e da cultura, além da Fundação espanhola Santilianna, o que fez Sertânia ser reconhecida como Capital literária do Sertão e berço nacional de poetas e escritores. 

por Josessandro Andrade

Comentários

Postagens mais visitadas