DOCUMENTÁRIO NA SALA DO COMPOSITOR JOÃO SILVA SERÁ EXIBIDO NA CELEBRAÇÃO DOS 82 ANOS DO NASCIMENTO DO MESTRE




Dentre inúmeras produções em vídeo com João Silva, o COCAR selecionou o documentário na Sala do Compositor João Silva, do cineasta maranhense Dewis Caldas da Produtora Maranha Filmes. A escolha se deu pelo fato de ser um filme produzido na intimidade do Mestre, em um clima bastante informal, que o deixou bastante à vontade para falar de suas origens e trajetória. Vale lembrar que foi uma das últimas matéria realizadas com o compositor neste formato.

Escolhido o material, o COCAR entrou em contato com o Diretor, que se mostrou bastante receptivo e entusiasmado com a ideia de seu filme ser veiculado em evento na Terra de João Silva. Chegou até a manifestar a vontade de conhecer Arcoverde e mais sobre a sua diversidade cultural.

SINOPSE DO FILME

O filme Na sala do compositor João Silva é uma conversa íntima com um dos maiores compositores brasileiros, festejado em diferentes gerações, tanto pelo público quanto pela crítica. É difícil encontrar alguém que não conheça canções como Pagode Russo, Nem se despediu de mim, Danado de Bom, Pra não Morrer de Tristeza, que são hinos da música nordestina. Em seu apartamento, no Conjunto Pernambucano, no bairro da Boa Viagem, em Recife, João falou sobre o início da carreia, discos, composições e momentos marcantes na vida daquele que é considerado um gênio dos bastidores do mercado fonográfico e um dos mais bem-sucedidos produtores musicais brasileiros de 60 a 80.
As suas mais de duas mil composições gravadas fazem parte de uma enciclopédia musical brasileira construída ao longo de 70 anos de carreira, que teve o rei do baião como maior intérprete (Luiz Gonzaga gravou 88 músicas do compositor). Nascido na cidade de Arcoverde, região da caatinga pernambucana, aos 17 anos decidiu ir tentar a sorte como artista no Rio de Janeiro. Quando voltou, quase cinquenta anos depois, as músicas de João tinham atingidos todas as esferas do forró, do universo do samba, e de outras especialidades rítmicas (e de gênero musical), que ele dominava como poucos.

Direção Dewis Caldas, uma produção Maranhas Filmes

EU E O MESTRE JOÃO SILVA, POR DEWIS CALDAS

Novembro de 2012, Recife - Pernambuco. Já era noite quando liguei para o celular do João Silva. Eu tinha acabado de acompanhar a entrevista do Quinteto Violado nos estúdios da Radio Folha Fm, no programa Forró Iaí, comandada pelo compositor Xico Bezerra. Caí lá de paraquedas a convite do Quinteto para que pudéssemos realizar uma entrevista sobre Gonzagão com os músicos numa das salas da rádio. Após tudo conversei um pouco com a equipe do programa, contei do projeto de um filme sobre o centenário de Luíz, e a programadora me deu o número "novo" de João e me contou da sua volta para o Pernambuco para morar depois de mais de quarenta anos. Segurei a respiração e "oi, desculpe por ligar tão tarde, eu sou um jornalista que mora em Mato Grosso e estou gravando um documentário sobre o Gonzagão, o senhor poderia me dar um depoimento em vídeo?" e joão se vira todo, "mas quem disse que oito horas da noite é tarde, e pode vir sim, amanhã, só se for bem cedo", falou do jeito arretado que lhe é famoso. Mal batia as 7h30 e eu estava numa avenida do bairro da Boa Viagem com ele ao telefone de novo: "ei, não tô achando o ponto que tu está me esperando", já rolava até uma intimidade. cinco minutos depois eu o avistei, sentado todo impaciente numa cadeira da lanchonete de um supermercado. ERA O MITO. Acenei e gritei pelo seu nome. Sentei e expliquei a narrativa de como seria a entrevista, ele gostou. Saquei a câmera e já fui gravando — na rua mesmo – enquanto percorríamos o caminho até o seu apartamento, a poucos metros dali. Durante toda a manhã conversamos não só sobre luiz gonzaga, mas sobre sua infância, obra, composições e da sua relação com a música, quase sempre nos bastidores dos discos, sendo uma dos mais produtivos produtores musicais brasileiros de 60 a 80. As suas mais de 2 mil composições, gravadas por todos os grandes astros da música brasileira que você possa imaginar, fazem parte de uma enciclopédia musical brasileira construída ao longo dos 50 anos de carreira. Mesmo sem me conhecer, João Silva me atendeu muito bem, acho que ele sabia que aquele momento renderia uma história para a vida inteira. ERA O ARTISTA.

SOBRE DEWIS CALDAS

Cineasta Dewis Caldas
Nascido entre o Norte e o Nordeste do Brasil, na ilha de São Luís - Estado do Maranhão, o jornalista Dewis Caldas já dirigiu mais de quarenta documentários dentro e fora do Brasil, tendo a música tradicional e acultura de raíz como tema principal de suas pesquisas. Tal qual seus filmes e inúmeras reportagens, suas foto jornalísticas imagens tem a pretensão de um documento histórico, destacando a música e o cotidiano das cidades como pretexto etnográfico.

FOTOS: Dewis Caldas

Comentários

Postagens mais visitadas