COCAR REALIZARÁ EVENTO PARA CELEBRAR O ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DO COMPOSITOR ARCOVERDENSE JOÃO SILVA


                
Compositor João Silva
                 No dia 16/08, o arcoverdense João Leocádio da Silva estaria completando 82 anos. João Silva é um dos personagens mais marcantes da música brasileira, com mais de duas mil músicas de sua autoria gravadas por intérpretes de renome, a exemplo de Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Flávio José, Wanderley Cardoso e muitos outros. 

              Porém, o que mais marcou a carreira do artista arcoverdense, foi a sua parceira com o Luiz Gonzaga, que o coloca na condição de compositor mais gravado pelo Rei do Baião. Desse encontro musical surgiram grandes sucessos, tais como Umbuzeiro Velho, Pagode Russo, Deixa a Tanga Voar, Nem se Despediu de Mim e Arcoverde Meu, composição que homenageia a terra natal de João Silva.

                  João Silva, falecido em 2013, morou por mais de quarenta anos no Rio de Janeiro, mas sempre demonstrou uma imensa afeição por Arcoverde e por onde passava registrava a sua condição de homem sertanejo, mencionando a influência dessa origem para sua obra musical.

                    Como forma de reverenciar este grande Mestre e trazê-lo ao conhecimento das novas gerações, o COCAR - Coletivo Cultural de Arcoverde realizará nesta cidade nos dias 15 de 16 de agosto intensa programação envolvendo principalmente estudantes do ensino médio e universitários, além do público que frequenta o CECORA.

                  A programação contempla a exibição de documentário sobre a vida de João Silva, rodas de conversa com o poeta José Maria Marques, parceiro de João Silva e que escreveu a sua biografia, além de exposição de discos e apresentação musical.

                 O evento é uma parceria do COCAR com o Centro Comercial de Arcoverde - CECORA, Escola Carlos Rios, Escola Técnica Estadual, Centro Integrado de Cultura e  Arte - CINA e Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA.

                  Em breve divulgaremos a programação completa.

foto: internet

            



Comentários

  1. Toda a gratidão dos filhos, Lúcia, Margareth, João Carlos, Luciane, Luciete e Carlos Alberto pela linda homenagem ao nosso pai João Silva.
    Lúcia Silva e irmãos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas