COCAR FAZ DIVULGAÇÃO DA CAMINHADA DO FORRÓ DE ARCOVERDE EM RÁDIOS DA CAPITAL PERNAMBUCANA

Kleber com Patrícia Brada na Rádio Folha PE

   
No Programa Forró, Verso de Viola: Fábio Thigre, Kleber Araújo, Jota Michillis,  Ivan Ferraz, Rafael Marques e Cláudio Rabeca    


Na tarde de hoje, 02/06, o Diretor do Coletivo Cultural de Arcoverde, Kleber Araújo, esteve nos estúdios das Rádios Folha de Pernambuco FM e Universitária FM para falar do São João de Arcoverde e, em especial, da Caminhada da Forró, que este ano está na sua sétima edição e será realizada no dia 24 de junho.

A primeira entrevista foi concedida à apresentadora Patrícia Breda, no programa Folha na Tarde, onde o Diretor do COCAR iniciou falando da grandiosidade da festa junina da Porteira do Sertão, na qual os residentes e turistas têm a oportunidade de aproveitar um São João bastante diversificado do ponto de vista cultural e que tem se mantido como um dos maiores focos de animação do interior do Nordeste.

Na sequência, a apresentadora interessou-se em saber detalhes da Caminhada do Forró. Kleber Araújo relatou que se trata de um evento diurno que tem como principal motivação criar uma opção festiva para os foliões juninos antes do início da movimentação nos polos oficiais. Detalhou que a concentração do evento ocorre a partir das 10h no Bar Madeira de Lei (nas proximidades da Estação da Cultura) e, por volta das 12:30 h, segue pelas principais ruas da cidade para o CECORA, onde funciona a feira, local que será preparado para receber a apoteose do evento.

Foi mencionada ainda a homenagem que será prestada ao músico Valdecir Vicente, sanfoneiro com mais tempo de atividade na Região. O Diretor esclareceu que a Caminhada não se resume a um cortejo de sanfoneiros, mas é um evento plural que traz para a cena festiva outras manifestações, tais como poesia e cultura popular, esta representada pelos bois e por quadrilha de pernas-de-pau, dentre outras.

Na Rádio Universitária, a conversa foi com o cantor e locutor Ivan Ferraz no seu programa Forró, Verso de Viola, momento em que se ressaltou o importante apoio que o COCAR tem recebido da Prefeitura de Arcoverde, da Fundarpe e da iniciativa privada, enfatizando que a Caminhada do Forró é hoje um evento que integra o calendário cultural do Município dada a sua importância no contexto dos festejos juninos.

A escolha dessas emissoras para as visitas de divulgação deu-se pelo fato de serem veículos que têm reservado espaço para execução de repertório que contempla o forró tradicional e sempre abrem espaço para aqueles que trabalham em defesa da cultura regional.

Em ambas as entrevistas, no intervalo das conversas, foram executadas músicas interpretadas por Kleber Araújo, inclusive a canção Porteira do Sertão, homenagem a Arcoverde feita pelo saudoso compositor João Silva.

O COCAR não poderia deixar de enviar um agradecimento especial às duas Rádios pelo espaço concedido para divulgação do São João de Arcoverde na capital do Estado e pelo mundo afora, posto que durante os programas foram registradas mensagens originadas de várias partes do país e até do exterior.

Kleber esteve acompanhado nas duas entrevistas dos produtores culturais Jean Carlos e Fábio Thigre, que este ano estão atuando na produção da Caminhada do Forró.
 
Fotos: Fábio Thigre

Comentários

Postagens mais visitadas