7.ª MARCHA ZUMBI DOS PALMARES OCORRERÁ DIA 19 EM ARCOVERDE




Com o enfoque na luta contra a discriminação racial e contra a intolerância religiosa, a 7.ª Marcha Zumbi dos Palmares, ocorrerá em Arcoverde/PE no próximo dia 19, dentro da programação da Semana da Consciência Negra. O evento apresenta como tema "As Lutas de Dandara e Zumbi pela Igualdade", a qual toma como referência esses dois personagens históricos para dar relevo à resistência dos negros escravizados no Brasil, além de enfatizar a importância da participação feminina neste processo.

Zumbi foi o líder que lutou contra a escravidão e por uma sociedade mais justa no Quilombo dos Palmares, de onde comandou a resistência durante 15 anos, a partir de uma comunidade formada por negros que fugiam do cativeiro. Dandara foi esposa de Zumbi e lutou ao seu lado para defender o maior quilombo das Américas. Teve presença marcante naquele período da luta contra a escravidão, pois além dos serviços domésticos, plantava, trabalhava na produção da farinha de mandioca, caçava e lutava capoeira, além de empunhar armas e liderar as falanges femininas do exército negro palmarino.

A Marcha Zumbi dos Palmares foi idealizada pelo ativista do Movimento Negro Luiz Eloy de Andrade, o Luisão, falecido em outubro de 2015, e hoje é articulada pela Associação Urucungo/Ponte de Cultura Orquestra Sertão, tendo como principal objetivo a desconstrução do racismo, mediante o desenvolvimento de ações transformadoras que venham a melhorar a auto estima do povo afrodescendente, incentivando a cultura do respeito como prática essencial para mudar a consciência da sociedade.

Nesta 7.ª edição, a Marcha Zumbi dos Palmares está inserida na programação do Projeto "Outras Palavras" realizado pelo Governo do Estado. O evento se constitui em um cortejo que este ano será integrado, dentre outros, pelos Grupos: Afoxé Tambores de Oxalá, Sertão Maracatu, Boi Diamante e Maracatu Raízes do Sertão. Também comparecerão grupos de capoeiristas, de samba de coco, além do Povo de Santo da cidade de Arcoverde.

Para Lula Moreira, membro da comissão organizadora, "A Marcha é uma atividade que reúne órgãos públicos e instituições da sociedade civil em defesa dos direitos da população negra e das minorias étnicas, no intuito de reduzir as vulnerabilidades sociais que são, em grande parte, decorrentes da discriminação racial e da intolerância religiosa."

O COCAR é um dos apoiadores da Marcha Zumbi dos Palmares.

Mais informações sobre o evento poderão ser obtidas com Lula Moreira pelo fone (87) 99613-5580.

Fonte: Lula Moreira (Facebook)

Comentários

Postagens mais visitadas