POETA VINÍCIUS GREGÓRIO LANÇA LIVRO EM ARCOVERDE NA FELIS


Será na Feira Literária do Sertão - FELIS, realizada em comemoração aos sete anos de atuação do COCAR, que o Poeta Vinícius Gregório virá a Arcoverde lançar o seu livro Alma Impressa. O evento ocorrerá no dia 29/10 (sábado) na Praça Winston Siqueira (antiga Virgínia Guerra) e terá início a partir das 15h.


“Alma Impressa” é o segundo livro de poesias do poeta Vinícius Gregório, que também tem um CD de declamações publicado, intitulado “Minha Droga é a Poesia”. O primeiro livro, “Hereditariedade”, foi publicado em 2007.

Vinícius é natural de São José do Egito – PE, cidade conhecida como a “Terra da Poesia”. É formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco e exerce, atualmente, o cargo de Oficial de Justiça na Justiça Federal. Morou em Recife por 13 anos, onde começou a escrever seus primeiros versos. 

Começou a admirar poesia desde muito cedo através do seu pai, o comerciante Agostinho Lourenço, que sempre declamava para Vinícius poesias dos grandes mestres do Pajeú.

Dentre as suas apresentações mais importantes destacam-se as aparições nos programas “Causos e Cantos” da rede Globo Nordeste nos anos de 2014 e 2015. 

Em “Alma Impressa”, publicado nove anos depois do primeiro livro, Vinícius contempla aquelas que ele considera as principais poesias escritas por ele ao longo desse tempo. Trata-se de um livro dividido em 9 capítulos que abrangem os mais diversos estilos poéticos e temas, que vão dos poemas matutos aos líricos. 

O prefaciador do livro é o poeta e professor universitário Genildo Santana, da cidade de Tabira, mas ainda integram o livro as apresentações, em poesia, dos poetas: Dedé Monteiro, Zé Adalberto, Lenelson Piancó, Lucas Rafael, Gislândio Araújo, Aluísio Lopes e Ayrton Queiróz. Além das orelhas escritas pelos poetas: Jessé Costa e Thyelle Dias.

O Livro conta com uma pintura em aquarela, na capa, feita pela artista plástica Jade Carneiro, da cidade de Campina Grande-PB. Foi impresso pela CEPE (Companhia Editora de Pernambuco) e o projeto gráfico elaborado pela Via Design.

Dentre as poesias do livro, destaca-se o soneto impresso na capa de trás, intitulado de Pedaços:

Cada verso que escrevo é um pedaço
De mim mesmo, que arranco pra doar.
Se não sinto o que faço, é porque faço
Pra quem sente e não sabe se expressar.

De pedaço em pedaço, eu satisfaço
Muitas almas que buscam completar
O local onde a dor deixou espaço
Com poesia, remédio secular...

Mas, às vezes, eu sinto a minha alma
Sem pedaços pra dar e até sem calma,
Por sentir-se vazia e incompleta.

E então vejo o valor da minha arte,
Quando eu vou completar a minha parte
Nos pedaços que vêm de outro poeta.

Aos interessados em adquirir o livro, o poeta envia pelos correios, basta entrar em contato com ele através da sua fanpage (www.facebook.com/poetaviniciusgregorio) ou pelo telefone: (87) 99607-3347.

fotos e texto: divulgação do Poeta Vinícius Gregório


Comentários

Postagens mais visitadas