CONSELHOS DE CULTURA DE PERNAMBUCO - ELEIÇÕES








Em junho deste ano, o Governo de Pernambuco publicou os dois editais que convocam a sociedade civil a formar o colégio eleitoral que indicará os membros representantes da sociedade civil que comporão o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio e o Conselho Estadual de Política Cultural.

Os fazedores de cultura de todo o estado que desejarem compor o colégio eleitoral do Conselho de Preservação do Patrimônio têm até do dia 31/8 para efetuar suas inscrições, para o Conselho de Política Cultural, as inscrições seguem até 14/9.

As inscrições poderão ser feitas presencialmente, mediante envio de correspondência para a Secretaria Estadual de Cultura ou através dos e-mail´s conselhodepreservacao@gmail.com e conselhodepolitica@gmail.com. Em Arcoverde, as inscrições serão recebidas na Secretaria de Educação Cultura e Esportes, em frente ao Colégio Carlos Rios.

O processo eletivo, que contempla três etapas, inicia com a formação do colégio eleitoral. Nesta primeira fase, há a inscrição e habilitação para participação no fórum específico de cada segmento. No segundo momento, será realizado um fórum específico por segmento ou área, para eleição de 05 (cinco) delegados em cada um. Por fim, a realização da Plenária Final, para eleição dos representantes do Conselho. No caso do Conselho de Preservação do Patrimônio, como são sete vagas para a sociedade civil, haverá sete fóruns específicos, cinco candidatos eleitos em cada um deles, e uma plenária final formada por 35 candidatos; em relação ao Conselho de Políticas Culturais, que tem 20 assentos para a sociedade civil, serão vinte fóruns e uma plenária final composta por 100 candidatos.

Pela primeira vez Pernambuco vai eleger democraticamente os membros da sociedade civil que integraram os mencionados Conselhos, o que representa um avanço significativo no processo decisório das políticas culturais, adotando um modelo que já está implementado em todos os outros Estados da Federação e em muitas cidades brasileiras. 

O COCAR espera que essa iniciativa sirva de inspiração para que se crie em Arcoverde um Conselho de Políticas Culturais com efetiva participação daqueles que militam no segmento cultural.

Para conferir os editais e obter os formulários para inscrição clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas