CAMINHADA DO FORRÓ ABRE O SÃO JOÃO DE ARCOVERDE

NEGO DE ADÉLIA é o homenageado da Caminhada do Forró - 2015  

As festividades do São João de Arcoverde iniciam no próximo sábado, dia 20/06, e o primeiro evento deste concorrido período festivo será a Caminhada do Forró. O cortejo de sanfoneiros que percorre as principais ruas da cidade e encerra na feira é realizado pelo Coletivo Cultural de Arcoverde - COCAR pelo quinto ano consecutivo, sempre no sábado que antecede o Dia de São João.

Este ano o homenageado da Caminhada é o sanfoneiro Jonas Alexandre, o Nego de Adélia. O músico, falecido em 2014, era o único a tocar o fole de oito baixos na Região e foi integrante do Grupo de Reisado do Distrito de Caraíbas, lugar onde nasceu e se iniciou na vida artística. Nego era bastante atuante na vida cultural de Arcoverde e participou de todas as edições da Caminhada do Forró.

Mais de vinte sanfoneiros já confirmaram participação no evento, que contará também com a presença de outros grupos culturais da cidade, a exemplo da Trupe do Boi Cafuné e de uma quadrilha junina de pernas de pau. Pela primeira vez participarão da festa os alunos do curso de sanfona da Escola de Música Roberto Moraes da Casa Jonas Moraes.

A Caminhada do Forró a cada ano vem crescendo em número de pessoas e se estima que em 2015 mais de mil pessoas acompanharão o cortejo ao som da autêntica música regional, mantendo a tradição das festas juninas do interior do Nordeste, onde Arcoverde se destaca com um dos principais polos.

A concentração ocorre a partir das 10h no Boteco do Chapa (em frente ao Cine Rio Branco) e por volta do meio dia segue em direção ao Centro Comercial Regional de Arcoverde - CECORA, onde se localiza a feira. O local já está sendo preparado para receber os foliões juninos, com estrutura de palco, bares e com uma ornamentação especial. Ali também vai estar sendo realizada mais uma edição do Cultura Livre nas Feiras, projeto realizado pela Secretaria Estadual de Cultura/Fundarpe. 

Considerado um ponto alto do São João Arcoverdense, o evento é acessível a todos, pois não conta com cordão de isolamento, todavia, é vendida uma camisa que serve de lembrança da festa. A arte da camisa, como nos anos anteriores, foi especialmente produzida pelo artista plástico Sebastião Rodrigues.

A Caminhada integra a programação oficial do São João de Arcoverde e recebe apoio da Prefeitura Municipal, da Fundarpe e do comércio local.



foto: acervo do COCAR

Comentários

Postagens mais visitadas