LIVRO RETRATA A PARCERIA ENTRE LUIZ GONZAGA E ZÉ DANTAS




Em meio a uma grande festa de forró, com a transmissão ao vivo do Programa "Forró, Verso e Viola", da Rádio Universitária FM (99,9 mhz), apresentado pelo radialista e forrozeiro Ivan Ferraz, a Editora Massangana da Fundação Joaquim Nabuco fará o lançamento do livro "Na Batida do Baião, no Balanço do Forró", da antropóloga Mundicarmo Ferreti, no dia 16 de maio, às 18h, no Auditório Benício Dias, do Museu do Homem do Nordeste, no bairro de Casa Forte, Recife.
 
A publicação surgiu a partir da dissertação de mestrado da antropóloga maranhense Mundicarmo Ferretti, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no final da década de 1970. Neste sentido, a obra se constitui como o primeiro trabalho acadêmico a analisar o produtivo encontro de Luiz Gonzaga e Zédantas que, malgrado suas diferenças de origem social e formação, souberam formar uma parceria que resultou em sucesso de comunicação de massa – tanto através do disco e do rádio quanto das casas de forró, sobretudo à época da intensa migração de nordestinos para o Centro-Sul do País. 
 
A transmissão ao vivo do programa Forró, Verso e Viola, das 16h às 18h, direto do auditório Benício Dias, irá contar com as participações especiais dos forrozeiros Mazinho de Arcoverde, Paulinho Leite, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Nádia Maia, Cristina Amaral, Beto Ortiz, Novinho da Paraíba, João Silva,  Rogério Rangel, Paulo Matricó, Josildo Sá, Silvério Pessoa, Júnior Vieira e Ronaldo Aboiador - todos convidados do radialista Ivan Ferraz, além da autora do livro (antropóloga Mundicarmo Ferretti), estudiosos da obra gonzaguiana, familiares de Luiz Gonzaga e Zedantas, admiradores da música nordestina, estudantes e ouvintes do programa. 
 
 
O lançamento do livro "Na Batida do Baião, no Balanço do Forró" acontecerá imediatamente após o encerramento do Programa Forró Verso e Viola, às 18 horas, no hall do Museu do Homem do Nordeste.

colaboração:Edson Bezerra.

Comentários

  1. Gostaria de adquirir um exemplar do livro "Na batida do baião, no balanço do forró", de autoria de Mundicarmo Ferreti, que versa sobre a parceria entre Luiz Gonzaga e Zé Dantas.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, amigos!
    Saudades. Na Batida do Baião, No Balanço do Forró, Zé Dantas e Luiz Gonzaga.
    Cantor do verdadeiro forró pé-de-serra, eu, Nelsinho Falcão, estava lá!
    Prestigiando, grande lançamento do livro da antropóloga e escritora, Mundicarmo Ferretti.
    Viva à culturra popular nordestina e brasileira, abraços fraternais, amigo de sempre.

    ResponderExcluir
  3. Até hoje ainda é comentado esse grande evento cultural promovido pela Editora Massangana, da Fundação Joaquim Nabuco,com o apoio do Programa Forró, Verso e Viola, do radialista, cantor e compositor, Ivan Ferraz, da Universitária FM, da UFPE.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas