IV ENCONTRO DE BOIS DE ARCOVERDE, CARNAVAL E ALEGRIA PELAS RUAS DA CIDADE

A bela tarde-noite de sábado, 04/02, foi o cenário para mais uma admirável festa da cultura tradicional em Arcoverde. O IV ENCONTRO DE BOIS DE ARCOVERDE foi um grande sucesso de público e animação. A partir das 15h, as trinta agremiações que participaram do cortejo começaram a se concentrar na Praça do São Geraldo. Eram bois, burrinhas, ursos, jaraguás, caiporas e outros personagens, vindos dos mais variados locais da cidade e até de municípios vizinhos.



Por volta das 16:30h, deu-se início o cortejo, arrastado pela Orquestra Metais de Ouro, que sacudiu muito frevo para as milhares de pessoas que já aguardavam ansiosamente pela saída das troças. O abre alas foi formado por um grupo de dançarinos do Boi Arcoverde, que fez uma espetacular performance durante todo o percurso.

 foto: Amannda Oliveira
O desfile seguiu pelas principais artérias do centro da cidade, sempre muito aplaudido pelo público que acompanhava atentamente a festa, até desembocar triunfante na Praça da Bandeira, o coração de Arcoverde, onde uma multidão se acotovelava para assistir às apresentações das troças carnavalescas.

Mereceu destaque especial o Boi da Cara Preta, formado por crianças, que desfilou ao som da Rabeca de Alberone, pai de Iuan Del Vito, o garoto líder da agremiação. Nesse momento, empolgados com a beleza do espetáculo vários populares, crianças e adultos, entraram em cena, fazendo um verdadeiro baile popular a céu aberto. Foi, sem dúvida, uma das passagens mais marcantes para quem foi assistir ao Encontro de Bois.

Após a apresentação das trinta agremiações o frevo tomou conta da Praça, novamente com a Orquestra Metais de Ouro, agora já contando com guitarra, baixo e cantor, que mandou ver nos principais sucessos do Carnaval de Pernambuco.

Para fechar a noitada festiva, subiu ao palco o excelente Grupo Nacauã, que trabalhou um repertório composto por muito coco e ciranda, destancando-se a força rítmica do grupo e as excelentes cantoras Renata e Givaneide.

Registre-se ainda a presença de um grupo de personagens, que veio da cidade de Tupanatinga especialmente para o Encontro de Bois. Destacaram-se as figuras pela criatividade e beleza das fantasias, além da grande animação, que marcou o seu desfile. 

De fato, o Encontro de Bois consolida-se como uma das mais concorridas prévias do Carnaval de Arcoverde, onde o COCAR em parceria com a Liga de Bois e contando com o apoio da Prefeitura Municipal e de empresas locais, fazem uma festa popular onde a tônica é a brincadeira, mantendo-se, assim, a beleza da nossa cultura carnavalesca.

Vejam alguns do personagens da festa:


Comentários

Postagens mais visitadas