HOMENAGEADO DO IV ENCONTRO DE BOIS DE ARCOVERDE

Salvador José da Silva foi o personagem escolhido como  homenageado do IV ENCONTRO DE BOIS DE ARCOVERDE. A escolha não lhe recaiu por acaso, pois este homem é considerado um dos mais autênticos foliões da Terra do Cardeal.
Nascido nesta cidade, no Campo da Sementeira, no ano de 1946, Salvador Carroceiro, como também era conhecido, mudou-se ainda criança para o bairro de São Miguel, onde viveu até o ano passado, quando faleceu em virtude de um ataque cardíaco fulminante.
Seu Salvador iniciou-se nas brincadeiras de carnaval ainda adolescente, participando do histórico Boi Lavareda do saudoso Luiz Preto. Posteriormente criou o seu próprio brinquedo, o Urso Preto. Em 1979, fundou o Boi Lavandeira, com o qual brincou até o ano passado.
O nosso homenageado participou dos três primeiros encontros de bois promovidos pelo COCAR, sempre com muita disposição e alegria, mostrando para as novas gerações a beleza do carnaval de rua que ajudou a construir em Arcoverde. 
Registre-se que Seu Salvador, que atuou além das fronteiras arcoverdenses, participando de festejos carnavalescos em cidades do Agreste Pernambucano, deixou a herança artística para o filho Wellington, que hoje comanda o Boi Tatu e repassa seus conhecimentos à criançada do bairro de São Miguel, onde fica localizada a sua oficina de confecção de brinquedos e alegorias.
O Boi Lavandeira foi passado para outro filho, Glaison, que este ano estará comandando a "troça" de seu pai no IV ENCONTRO DE BOIS DE ARCOVERDE, que ocorrerá nesta sábado (04/02), com concentração marcada para as 15 horas na Praça do São Geraldo, de onde sairá com destino à Praça da Bandeira.

Merece todas as nossas homenagens esse folião que no  anonimato e na sua simplicidade teve uma grandiosa colaboração para manutenção das tradições carnavalescas de Arcoverde.


foto: acervo da família

Comentários

Postagens mais visitadas