FESTIVAL PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL NO MOXOTÓ É CANCELADO


Confirmaram-se os rumores noticiados nesse blog dias atrás. Recebemos agora, de fonte segura da Secretaria Estadual de Cultura, a informação de que foi cancelada a realização do Festival Pernambuco Nação Cultural - FPNC em 2011 na Região de Desenvolvimento do Sertão do Moxotó.

Divulgada no mês de agosto, em reunião realizada entre o Secretário de Cultura, o Presidente da FUNDARPE e representantes dos Poderes Executivo e Legislativo e da sociedade civil de Arcoverde, a presença do FPNC foi interpretada como um grande marco para a cultura moxotoense, que pela primeira vez receberia uma ação dessa envergadura. Frise-se que havia até então uma grita geral das populações envolvidas, quanto a não inclusão dos Municípios do Moxotó no calendário de ações culturais do Governo do Estado.

A justificativa para o cancelamento do Festival é a falta de recursos orçamentários, alegando-se que é preferível deixar o envento para 2012, que realizá-lo agora sem garantia de pagamento aos artistas e fornecedores em prazo razoável. Foi ainda mencionado que também não serão realizados os festivais previstos para as cidades de Caruaru e Floresta.

Fica a todos os envolvidos na grande mobilização para trazer o FPNC ao Moxotó a enorme frustração pelo cancelamento do evento e a certeza de que a cultura não é considerada área prioritária na visão governamental, e que, dentre as regiões do Estado, o Moxotó, apesar de sua riqueza cultural, mais uma vez é deixado para o ano que vem.

Para nós, do COCAR, que atuamos, com outras entidades, na mobilização para levar o FPNC para ao Moxotó, o cancelamento do evento, que por ironia é anunciado na véspera de finados, longe de nos levar ao desânimo, dá-nos mais certeza da necessidade de atuação da sociedade civil organizada em defesa da cultura, sempre tão maltratada pelo Poder Público.

Comentários

Postagens mais visitadas